Empreendedorismo sem fronteiras

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Empreendedorismo sem fronteiras

Empresário e influenciador do setor de varejo, o lajeadense Michel Jasper vive, ao lado da companheira Suzi Possenti, a experiência de trabalhar e morar em locais diferentes. O casal adotou o estilo de vida nômade em agosto de 2021 e desde então fica em média 30 dias em cada cidade, em um exemplo de como já é possível empreender e trabalhar de forma totalmente virtual.

Antes de botar o pé na estrada, eles contrataram a consultoria de um amigo que segue o estilo de vida nômade faz cinco anos e deu orientações que vão desde o tipo de mochila e equipamentos a serem utilizados, até questões de segurança, câmbio e seguro-saúde. Em 20 dias, venderam carro, casa, móveis, roupas e partiram rumo ao primeiro destino. “Tudo o que tínhamos estava em algumas mochilas.”

Após ficar os primeiros meses no Brasil para completar o esquema vacinal, dando preferência às praias do Nordeste, Jasper e Suzi agora estão em Buenos Aires, na Argentina. O grande objetivo da jornada é visitar varejistas, conhecer novas tecnologias e provar que é possível criar e administrar uma empresa de qualquer lugar do mundo, com qualidade de vida.

Conforme Jasper, a experiência tem sido extremamente positiva e não influenciou em nada a dinâmica de trabalho da empresa Web Jasper. Apesar de disponibilizar um escritório em Lajeado para os funcionários, e estrutura raramente é utilizada: todos os colaboradores trabalham em home office.

“É algo que já vem acontecendo, nem todas as empresas conseguem trabalhar com modelo à distância, mas as que puderem terão a preferência dos colaboradores”, afirma. Segundo Jasper, um dos grandes desafios do mercado de trabalho é se tornar mais híbrido e remoto.


E-commerce avança no Natal, mas segue distante do comércio físico

O Brasil registrou um aumento de 21% nas compra do comércio digital no Natal do ano passado, na comparação com a mesma data em 2020. O e-commerce faturou um total de R$ 4,5 bilhões, conforme dados de pesquisa realizada pela NielsenIQ Ebit entre os dias 10 e 24 de dezembro. Ao todo, foram 9,2 milhões de pedidos, o que representa uma alta de 14%.

Ainda assim, o faturamento das vendas virtuais está longe de chegar próximo do desempenho das lojas físicas. Somente os shoppings centers do país venderam R$ 204 bilhões no Natal, alta de 58% na comparação com 2020.

O setor de eletrodomésticos foi o mais procurado presencialmente no fim de 2021, apresentando crescimento de 46% na comparação com o ano anterior. Esportes e lazer, com alta de 43%, e brinquedos, com crescimento de 41%, completam a lista de mais procurados no varejo físico. No ambiente virtual, os setores com maiores altas foram o de eletrônicos, 61%, alimentos e bebidas, 44%, esportes e lazer, 37%.


• Contribuição do MEI – O aumento do salário mínimo, que passou de R$ 1.100 para R$1.212 provocou escalonamento no reajuste de benefícios e contribuições ao Governo Federal. A partir de fevereiro, a taxa de INSS paga pelos Micro Empreendedores Individuais (MEI)passa de R$ 55 para R$ 60,60. Além do INSS, a contribuição inclui R$ 1 de ICMS e R$ 5 de ISS. Com o aumento, os MEIs que atuam no comércio ou indústria pagam um total de R$ 61,60 e os do setor de serviço R$ 65,60. Quem atua com comércio e serviço contribui com R$ 66,60.

• Tendências da tecnologia – Uma das principais feiras tecnológicas do mundo, a Consumers Electronic Show (CES) 2022 começou ontem em Las Vegas, nos Estados Unidos. Com mais de 2.200 expositores o evento apresenta tendências para o futuro, com destaque para NFTs e metaverso, engenharia espacial, realidades Aumentada e Expandida, blockhain, 5G, Internet das Coisas (IOT), entre outras tecnologias que transformarão o cotidiano de empresas e consumidores. Vale acompanhar os produtos que serão lançados na feira no site: ces.tech.


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