A secretaria da Fazenda de Arroio do Meio disponibiliza os carnês de Imposto Territorial Urbano (IPTU) a partir do dia 20 de janeiro. As cadernetas de alvarás de licença, vistoria, autorização sanitária e Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) também podem ser retirados na mesma data.
Os carnês podem ser retirados ou impressos no setor de tributação da prefeitura ou pelo site do município. Para quitação antecipada de dívidas o governo concede desconto.
O pagamento dos carnês com 5% de desconto pode ser feito até 15 de fevereiro ou até 15 de março com 3% de desconto. Após esse período, o IPTU pode ser parcelado, sem desconto, em até seis vezes (veja as datas de vencimento no quadro). O pagamento pode ser feito na prefeitura ou nas agências bancárias do Banrisul, Sicredi, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e lotérica conveniada à Caixa.
Conforme o secretário da Fazenda, Valdecir Crecencio, são 12 mil imóveis tributados no município. Para este ano, a previsão de arrecadação de R$ 3 milhões em IPTU, o que representa 3,57% do orçamento do município. “A arrecadação dos impostos é aplicada em investimentos nas áreas da saúde, educação e melhorias de infraestrutura, que retornam diretamente para o cidadão”, ressalta.
Vencimento do IPTU parcelado:
1ª parcela – 13 de abril
2ª parcela – 13 de maio
3ª parcela – 17 de junho
4ª parcela – 15 de julho
5ª parcela – 19 de agosto
6ª parcela – 16 de setembro