PA+ anuncia serviços em SST

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

PA+ anuncia serviços em SST

Serviço voltado para a adequação às regras do eSocial, o PA + Segurança e Saúde do Trabalho (SST) oferece às empresas a possibilidade de solucionar obrigações relativas ao envio de dados dos funcionários em qualquer horário. Com funcionamento 24 horas, inclusive aos domingos e feriados, o PA+ oferece exames obrigatórios para todas as atividades e também complementares, exigidos para funções específicas.

No caso da contratação de motoristas, a equipe do PA+ faz o reconhecimento da exposição de riscos, como ruídos e vibrações, para determinar a necessidade ou não de exames complementares como toxicológico, eletrocardiograma e o atestado de saúde ocupacional.

As informações de SST devem ser enviadas ao governo Federal entre os dias 10 de janeiro e 15 de fevereiro deste ano, regra que vale para todos os CNPJs cadastrados no Simples ou com registro de faturamento anual de ate R$ 78 milhões em 2016. Empresas que deixarem de enviar exames médicos, ou enviarem os dados fora do prazo, recebem atuações e multas.


Scala investe em tratamento de efluentes

Ciente das responsabilidades para com a sustentabilidade, a Scala Logística investe em soluções que colaborem para melhores práticas sociais, ambientais e de governança (ESG). A empresa aposta na instalação de estações de tratamento de efluentes em suas instalações, para economizar água e devolver somente resíduos limpos ao ambiente.

Em Guaíba, são duas estações. Uma possibilita tratar os efluentes gerados na lavagem dos caminhões da empresa. A segunda tem a função de depurar os esgotos provenientes das instalações sanitárias. Transportadora com sede em Lajeado, a Scala tem seis unidades e emprega mais de 400 profissionais.

Com abrangência de atuação em todo o Brasil, além de Argentina, Uruguai e, em breve, no Chile, a empresa trabalha com logística florestal, operação dedicada, armazenamento logístico, logística in house e projetos especiais.


Mercado reduz projeções de crescimento e inflação

No primeiro relatório Focus publicado em 2022, os analistas do mercado financeiro reduziram novamente a projeção de crescimento do PIB brasileiro. Divulgada ontem pelo Banco Central, a pesquisa com mais de cem instituições financeiras prevê alta de 0,36% no PIB desse ano, contra projeção de 0,42% registrado na semana passada.

Os economistas também reduziram, pela quarta semana seguida, a previsão de inflação consolidada em 2021, de 10,02% para 10,01%. A inflação prevista para 2022 se manteve estagnada em 5,03% um pouco acima do teto do sistema de meta. A meta central de inflação para 2022 é de 3,50% e será oficialmente cumprida se o índice oscilar entre 2% e 5%.

Os analistas mantiveram a expectativa para a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 11,50% ao ano para o fim de 2022. Hoje, após sete altas seguidas, a taxa Selic está em 9,25% ao ano.


• Empréstimo consignado – Em 2022 as regras do empréstimo consignado no Brasil voltam aos mesmos patamares praticados antes da pandemia. A chamada margem de empréstimo, o limite de comprometimento da renda com o pagamento do crédito, volta a ser de 35% (30% para pagamento de empréstimos pessoais e 5% para cartões de crédito), após alcançar 40% no auge da crise sanitária. O teto dos juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), subiu no fim de dezembro. O limite é de até 3% ao mês.

• Expansão no varejo – Duas empresas de varejo gaúchas com atuação no Vale do Taquari anunciaram forte investimento em expansão para 2022. Após iniciar operações em São Paulo, a Lojas Quero-Quero projeta a abertura de até 85 novas unidades neste ano que se inicia, alcançando mais de 500 no total. Já a Colombo pretende abrir 30 novas unidades, nos segmentos Eletrodomésticos, Pets e crediário. As companhias apostam na recuperação do setor após dois anos prejudicados pela pandemia.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais