O Vale do Taquari é cenário escolhido por esportistas de todo o mundo para a prática do voo livre, principalmente em Encantado e Roca Sales, cidades reconhecidas na modalidade esportiva.
A paisagem um pouco mais amarelada devido a estiagem não afastou os praticantes nesse final de ano. O fenômeno, inclusive, incentiva o voo livre. “As correntes de ar ascendentes levam os pilotos a mais de 4 mil metros de altura e a distâncias percorridas que passam dos 200 quilômetros sem nenhuma motorização ou auxílio”, destaca Ricardo Majolo, da escola de voo livre Latitude 29.
Segundo ele, um dos destaques dos últimos dias ficou por conta de Antônio Jung, de Arroio do Meio, que alçou voo da Lagoa da Harmonia e pousou na calha do Rio Uruguai, na fronteira com Santa Catarina.
Além dele, pilotos estrangeiros passaram pela região e registraram marcas expressivas. Casos dos suíços Erick Veibel e Kürtü Hänni, que decolaram das rampas de Encantado e Roca Sales e cruzaram a fronteira com o estado vizinho, totalizando mais de 200km.
Para Majolo, estas marcas importantes atraem cada vez mais pilotos e adeptos para a região. “É um cenário muito especial, onde voam por várias horas e passam por vales e montanhas. Os praticantes ficam estasiados com a exuberância da nossa natureza.”