Omega de portas abertas no Litoral Norte

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Omega de portas abertas no Litoral Norte

Estado

A Omega Construtora convida os conterrâneos do Vale do Taquari a visitarem as operações da empresa no Litoral Norte gaúcho. A empresa sediada em Lajeado construirá o Allure Beach Condo, condomínio fechado de alto padrão na cidade de Xangri-lá.

Lançado em maio, o empreendimento surpreendeu quando todas as pré-reservas para os 363 terrenos esgotaram em 20 minutos. Outros 370 interessados entraram na fila de espera do condomínio, que tem como grande destaque um lago artificial com 30 milhões de litros de água, que fará o contorno de boa parte dos terrenos, áreas de lazer e esporte. Também terá um Beach Club completo e um parador na avenida Beira-mar, para dar suporte aos moradores na beira da praia.

A Omega montou uma estrutura de atendimento no empreendimento, com plantão de segunda a domingo, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h. O Allure Beach Condo fica na Avenida Paraguassú, 2069. Vale conferir!


Cooperativismo gaúcho cresce em 2021

Com crescimento de faturamento estimado em R$ 18 bilhões na comparação com 2020, o cooperativismo gaúcho comemora os resultados de 2021, mas olha com preocupação para 2022. Conforme projeção do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, as cooperativas do Estado devem fechar este ano com faturamento acima de R$ 70 bilhões, contra os R$ 52 bilhões consolidados em 2020.

Principal motivo para a alta, o desempenho das cooperativas do agronegócio foi impulsionado pelas safras de soja e trigo. O movimento foi acompanhado de crescimento nas cooperativas de transporte e forte expansão do cooperativismo de crédito.

Para o ano que se aproxima, a estiagem que assola o sul do país promete encarecer a produção de rações, afetando em cheio as cadeias de aves, suínos e leite – coração da economia regional. No crédito, o Banco Central projeta um aumento significativo da participação das cooperativas que devem chegar ao fim de 2022 com uma fatia de 20% do sistema financeiro nacional.


Com menos feriados em 2022, comércio deve reduzir perdas

Com apenas um feriado nacional prolongado, 2022 promete proporcionar melhores resultados para o varejo brasileiro. Conforme números da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as perdas no setor devido aos feriados serão 22% menores na comparação com 2021.

Cálculos da entidade mostram que cada feriado em dia útil gera R$ 2,46 bilhões de prejuízo ao varejo. Se forem consideradas todas as atividades econômicas, cada feriado provoca impacto de R$ 10,12 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB). Em 2021, o comércio perdeu R$ 22,11 bilhões com todos os nove feriados nacionais caindo em dias úteis. Para o ano que se aproxima, a perda deve ser de R$ 17,25 bilhões, com sete feriados em dias úteis.

Apesar de benéficos para atividades específicas, como as ligadas ao turismo, a CNC considera o peso da folha de pagamentos como o principal prejuízo relacionado aos feriados. Os ramos de atividade em que a relação entre folha de pagamento e faturamento se mostra mais elevada são supermercados, comércio automotivo, além de vestuário e calçados.



• Custo de produção elevado – No último relatório do ano, a Farsul aponta alta de mais de 45% nos custos de produção do agro gaúcho, no acumulado dos últimos 12 meses. Já os valores recebidos pelos produtores segue curva descendente, saindo de uma alta de 85% em janeiro, para – 7,51% em novembro. Na avaliação da entidade, os números comprovam o descolamento entre os preços no campo e nas gôndolas dos supermercados.

• Inflação dos aluguéis – O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,87% em dezembro,, conforme números da Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira. O indicador, utilizado para estabelecer reajustes em diferentes contratos, entre eles o dos aluguéis, fechou o ano com alta 17,78%. É menos do que os mais de 25% acumulados em 2020, mas ainda bem acima da inflação oficial do país, que fecha 2021 10,42%.

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