Leite volta ao Vale?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Leite volta ao Vale?

Vale do Taquari

O governador Eduardo Leite (PSDB) possui uma pré-agenda que prevê, entre outros detalhes, uma visita ao Parque Princesa do Vale e também ao Hospital de Estrela. O possível retorno ao Vale do Taquari estaria atrelado às novidades referentes ao programa estadual Avançar Saúde. Ontem, a equipe de comunicação dele esteve em solo estrelense para as últimas tratativas. Se confirmada a nova visita, será a terceira vez de Leite em poucas semanas. E isso é muito bom para todo o Vale.


Força das mulheres

Dalvina Reginatto é a primeira mulher a assumir a presidência da câmara de Boqueirão do Leão. Por meio de acordo entre os nove vereadores e renúncia do então presidente, Rodrigo Reginatti (PL), ela assumirá o Legislativo municipal. Gilmar Ghisleni (MDB) é o vice-presidente; Silvio Conte (PT), secretário; e Edson Jonas da Silva (PDT), segundo secretário.


Desvio (i) legal

A manchete está no site da câmara de vereadores de Encantado: Abaixo-assinado é entregue ao Executivo municipal. O fato é o seguinte. Foi entregue ao prefeito Jonas Calvi (PTB) um abaixo- assinado que tem como objetivo “manifestar apoio ao Executivo para construção de uma via alternativa ao Pedágio localizado em Palmas”, na ERS-129. A divisão daquela comunidade e a falta de obras são os principais argumentos dos legisladores encantadenses, que angariaram cerca de 1,5 mil assinaturas “favoráveis à construção da rota alternativa”. Sobre a evolução do processo, Calvi é enfático. “Vai depender da devolutiva (sobre a concessão da rodovia) do Estado.”

(Foto: Filipe Faleiro)


13º e coerência em Lajeado

A informação já foi publicada na coluna de ontem. Porém, é preciso reforçar. De acordo com informações do contador da câmara de Lajeado, apenas quatro vereadores abriram mão do 13º salário. Alex Schmitt (PP) e Paula Thomas (PSDB), dois novatos no plenário, encaminharam ofícios à direção da casa legislativa e dispensaram o pagamento do benefício extra. Aplausos para ambos. Mas eu gostaria de destacar ainda mais a postura de Sérgio Kniphoff (PT) e Heitor Hoppe (PP), especialmente no quesito “coerência”. Afinal, os dois parlamentares mantem a mesma postura ao longo da carreira política, diferentemente de alguns colegas que, ora aceitam, ora não.


De sandálias

O prefeito de Taquari, André Britto (PDT), chama a atenção nos eventos pela simplicidade. Especialmente no que se refere aos calçados. O pedetista costuma participar de pequenos, médios e grandes eventos calçando a inseparável sandália, enquanto outros colegas prefeitos optam pela fineza dos sapatos. “Sempre comentam sobre as minhas sandálias”, brincou ele, durante pequeno intervalo da última Assembleia Geral da Amvat do ano. Certa vez, aliás, e no tempo de assessor parlamentar em Brasília, ele usou pares com cores diferentes.


• Em Lajeado, os vereadores voltaram a reclamar da redação dos vetos. Segundo eles, a assessoria jurídica estaria utilizando a técnica do “copia e cola”. Há queixas por parte dos vereadores da base, também. Em sua defesa, a procuradoria jurídica do município afirma que os erros (ou vícios) nos projetos do legislativo é que se repetem.

• A criação de uma Guarda Municipal em Lajeado está longe de ser uma unanimidade dentro do poder público. Por outro lado, é unânime a certeza de que problemas de badernas (como verificado no Bairro Universitário, por exemplo) carecem de um fato novo para a devida solução. Logo…

• Márcio Dal Cin (PSDB) está muito distante dos anseios e expectativas do próprio partido. E isso não é, necessariamente, um fato ruim.

• Ana da Apama foi a única representante do MDB a votar na chapa que elegeu Deolí Gräff (PP) à presidência da Câmara de Lajeado.

• Ainda em Lajeado, cerca de 700 servidores públicos concursados (entre 1,8 mil) já passaram por um período de estágio probatório para estabilização da carreira pública, tudo por conta da migração para o regime estatuário.

• Ontem, em sessão extraordinária, a Câmara de Arroio do Meio autorizou uma contrapartida de R$ 2 milhões para conclusão dos gabiões às margens do Rio Taquari. A obra de contenção iniciou em janeiro.

• Luto em Cruzeiro do Sul. Aos 67 anos, morreu o ex-vereador Zé Wilgen, que exerceu a função entre 1989 e 2006. Foram cinco mandatos e dois anos como presidente do legislativo.

Acompanhe
nossas
redes sociais