Utilizada para a prática do Skate Downhill, a Ladeira Mãe, localizada na Linha Harmonia, em Teutônia, voltará a receber uma competição de nível mundial em 2022. O anúncio foi feito pela prefeitura do município junto da confirmação do recapeamento da estrada, por meio do programa Pavimenta RS. As notícias foram comemoradas pela comunidade do skate.
O governo do estado confirmou o repasse de R$ 1,29 milhões para realização da obra, aguardada e pedida pelo skatistas há cerca de 15 anos. Com este anúncio, está confirmada a etapa mundial de Skate Downhill em 2022, marcada para os dias 10 a 13 de novembro.
Para Carlos Adolfo Arend, o Dida, praticante do Downhill faz sete anos, a reforma do asfalto é o maior presente que a comunidade. “Esperamos e pedimos por isso faz cerca de 15 anos. Mesmo com o asfalto ruim, a ladeira atrai esportistas e é o xodó de todo o mundo, muita gente sonha em descer ali ou participar do evento. Agora podemos novamente ter um aumento no número de praticantes deste esporte”, destaca.
A Ladeira Mãe é considerada a mais rápida da América Latina, com os skatistas passando dos 120km/h. Já foi a mais rápida do mundo, posto pertencente hoje a uma descida no Canadá. Para Dida, a reforma do asfalto pode fazer o local voltar a postular o título mundial. “Muita gente deixava de vir devido à precariedade do asfalto, acredito que teremos mais atletas se desafiando agora.”
Possibilidade de crescimento
Como o Skate Downhill é um esporte perigoso, poucas pessoas o praticam. Conforme Dida, no Vale do Taquari são cerca de 20 praticantes. No entanto, a ladeira de Teutônia atrai atletas de fora da região, principalmente de Porto Alegre e da Serra.
No último ano em que houve competição, em 2019, 90 atletas estiveram presentes, vindos do Brasil e também do exterior. “Já tivemos edições com mais de 200 atletas inscritos, a nossa ambição é voltar a estes números”, salienta.