Duas chapas disputam presidência da câmara

legislativo de Lajeado

Duas chapas disputam presidência da câmara

Sessão hoje encerra trabalhos do Legislativo em 2021. Deolí Gräff encabeça o grupo governista, enquanto Eder Spohr será o candidato da oposição. Nos últimos dois pleitos, mesa diretora havia sido definida em consensos

Duas chapas disputam presidência da câmara
(Foto: Arquivo A Hora)
Lajeado

Após três anos, a eleição para a mesa diretora da câmara de vereadores de Lajeado voltará a ter disputa entre duas chapas. O pleito ocorrerá em sessão extraordinária na tarde de hoje, logo depois da última reunião ordinária promovida pelo Legislativo em 2021, que inicia às 16h.

Dois nomes disputarão o voto dos parlamentares para comandar a casa legislativa em 2022. Pelo lado da base aliada, o candidato será Deolí Gräff (PP). A composição da chapa ainda não está definida, mas deve contar com um integrante do PSDB e, possivelmente, Ana da Apama (MDB).

Na oposição, Eder Spohr (MDB), que já presidiu a câmara em 2018, lançou sua candidatura semana passada. A chapa deve ter ainda Jones Vavá (MDB) de vice e Sérgio Kniphoff (PT) de secretário. Ambas serão inscritas somente hoje, conforme assessores dos dois parlamentares.

A chapa que obter oito votos ou mais será eleita. Diferente das votações de projetos, onde só é acionado em caso de empate, o presidente do Legislativo vota normalmente.

Histórico recente

Nas duas últimas eleições para a mesa diretora, o presidente da câmara de Lajeado foi conhecido sem disputa interna. Lorival Silveira (PP) venceu por unanimidade o pleito para comandar a casa em 2020, último ano da legislatura passada.

Já na abertura da nova legislatura, no começo deste ano, Isidoro Fornari (PP) encabeçou a chapa única, que também venceu com folga.

A última eleição com duas chapas inscritas foi para a escolha da mesa diretora de 2019. Na ocasião, Neca Dalmoro, então no PDT, recebeu oito votos contra sete de Waldir Gisch (PP), e se tornou a segunda mulher na história a presidir o Legislativo lajeadense.

Limpeza de pauta

Conforme levantamento feito pela reportagem, há 36 projetos em tramitação no legislativo. São 14 propostas do Executivo e 22 que foram apresentadas por vereadores.

Ainda, há o projeto que modifica o regimento interno da câmara de Lajeado, feito a partir dos relatórios da comissão especial que revisou o documento.

Os projetos que não forem votados amanhã serão arquivados, já que a câmara entra em recesso parlamentar. O retorno ocorre apenas em fevereiro de 2022.

Acompanhe
nossas
redes sociais