“Coletivo Vale do Taquari”

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

“Coletivo Vale do Taquari”

Vale do Taquari

Ex-deputado federal e estadual, Enio Bacci levantou uma bandeira interessante durante entrevista ao programa Frente e Verso, na quinta-feira. Atual diretor-geral do Detran/RS, o lajeadense provocou os líderes partidários do Vale do Taquari. Sem citar nomes, legendas ou mesmo posições ideológicas, ele trouxe para os nossos pagos o debate sobre uma nova regra apresentada aos partidos para o pleito de 2022: o nome de candidaturas coletivas na urna.

Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou quatro novas resoluções que regulamentam (e costuram) os procedimentos para as eleições gerais de 2022. Entre as inovações está a autorização, agora expressa, para o modelo coletivo de candidatura. A nova norma é simples. A partir de 2022, será possível apresentar o nome de coletivo ou grupo que represente sua candidatura ao lado do nome individual do candidato efetivamente registrado.

Bacci propõe um “Coletivo do Vale do Taquari” para designar e apoiar determinados candidatos a deputado estadual e federal. A ideia é criar um grande e democrático grupo, suprapartidário, e que integre as mais diversas hélices do desenvolvimento regional: política, empresarial (comercial e industrial), acadêmica, a própria imprensa, e as mais diversas associações representativas das classes civis. Todos juntos em prol de um candidato comprometido com as pautas do Vale.

Por ora, a ideia parece uma grande utopia. Diferenças pessoas e ideológicas tendem a desmanchar qualquer projeção de consenso político regional. Mas, é preciso sonhar alto. E agir com rapidez.


Ponto e tradição

A lancheria “Beerdog” é um daqueles pontos de encontro históricos de Lajeado. Como tantos outros que já sucumbiram com o tempo ou que seguem na ativa para a alegria dos lajeadenses. Entretanto, o tradicional ponto de encontro vai trocar de endereço após 28 anos instalado na famosa esquina da Av. Benjamin Constant com a Rua Olavo Billac, no bairro Florestal. Mas eles não vão longe. A família constrói uma nova sede do outro lado da avenida. Diante da mudança repentina, clientes fiéis aproveitam os últimos momentos para celebrar a história e desejar sucesso aos empreendedores.


Público X Privado

O prefeito de Lajeado vai vetar a emenda dos vereadores Lorival Silveira (PP), Mozart Lopes (PP), Sérgio Kniphoff (PT), Vavá (MDB) e Paulo Schneider (MDB), aprovada em plenário na sessão passada. O texto exige da Florestal Alimentos uma contrapartida invasiva. Ao aprovar isenção de IPTU por até 5 anos, solicitado pela empresa para efetivar um novo investimento de R$ 30 milhões no município, os parlamentares incluíram uma nova regra: 20 vagas de emprego precisam ser preenchidas por pessoas em vulnerabilidade social, indicadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Em síntese, a nova regra que será vetada pelo governo municipal permite que um servidor público literalmente contrate funcionários para o setor privado. É algo bizarro, diga-se de passagem. Mas, não vamos fazer do estranho e inesperado erro uma desgraça. A ideia por detrás da emenda é interessante. É solidária, acima de tudo, mas precisa respeitar regras básicas de liberdade e governança. E se a intenção é garantir emprego para pessoas de baixa renda, o poder público já tem e ainda pode criar outros mecanismos de capacitação, auxílio e acompanhamento. E só.


Anúncios pelo Vale

O governador Eduardo Leite (PSDB) voltou ao Vale do Taquari e novamente deixou uma boa impressão. O jovem político ainda não desistiu da candidatura à presidência da República, e a pré-campanha persiste de forma discreta nos bastidores, e, por vezes, de forma mais aberta e diante das lentes das máquinas fotográficas. E tomara que o ex-prefeito de Pelotas alcance êxito na difícil batalha por um lugar no pleito nacional. Apesar de alguns equívocos, e ninguém está imune a isso, o tucano é um nome muito mais necessário e adequado, se comparado ao governador de São Paulo.


• Presidente da Câmara de Encantado, Andressa de Souza (MDB) não colocou em votação o projeto de lei que autoriza a contrapartida do município para as obras de acesso ao Cristo Protetor, que receberá um aporte de R$ 4 milhões do Governo Estadual.

• Um decreto legislativo assinado pela presidência da Câmara de Teutônia alterou regras para o pagamento de diárias, especialmente no que se refere às comprovações e justificativas. A partir de agora, vereadores precisam apresentar ainda mais documentos fiscais, relatórios e, por vezes, até fotos para comprovarem as viagens, alimentações e estadias fora da cidade.

• Nessa quinta-feira, venceu o novo prazo para cadastramento das empresas interessadas no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) aberto pelo Governo de Lajeado, e referente ao projeto de Iluminação Pública Inteligente. Até o fechamento da edição, já estavam inscritas as empresas Kappex Engenharia, G.E. Engenharia e EnekX/Radar PPP. Entre as possíveis novidades, fios subterrâneos para mitigar a poluição visual.

• A informação sobre a compra do Shopping Lajeado já circulava nos bastidores. Mas só foi confirmada pelas Lojas Benoit praticamente junto com a visita do governador ao local. Uma boa estratégia. E tomara que o movimento renda bons frutos para o espaço. A região precisa e agradece.

• A partir de 31 de janeiro de 2022, o Partido dos Trabalhadores (PT) voltará ao comando da Assembleia Legislativa do RS com o deputado Valdeci Oliveira. O último petista na chefia foi Edegar Pretto (PT), em 2017, e que hoje é pré-candidato ao Governo do Estado.

• Cristian Perin (PDT) é o favorito para assumir a Secretaria de Obras de Arroio do Meio. Anúncio ocorre só em 2022, em harmonia com o PP.

• Neste momento, Marcelo Caumo (PP) e Maneco (PT) são os (possíveis) pré-candidatos mais fortes do Vale do Taquari para o pleito de 2022.

Acompanhe
nossas
redes sociais