A Incubadora Tecnológica da Univates – Inovates – teve a adesão de sete novos negócios. As empresas Ko.Lab, Archipro, Screen Car, 7 Way Educacional, Recic, Valência e Hub Franchising do Sul foram aprovadas para incubação. Todas passaram pelo processo de pré-incubação, com mentorias que auxiliam na transformação das ideias iniciais em negócios plausíveis.
Os projetos foram avaliados por uma banca, composta por membros do comitê gestor do Tecnovates. Entre os critérios avaliados estavam o planejamento das empresas, a capacidade empreendedora da equipe, o grau de inovação do produto ou modelo de negócio, previsões de investimento e retorno, estratégias de mercado, preparo técnico e gerencial dos sócios.
Com a adesão das sete empresas, chega a 16 o números de negócios incubados na Inovates. Outras 16 iniciativas estão em fase de pré-incubação. O caderno Negócios em Pauta desse fim de semana publica matéria completa sobre as novas incubadas.
São João inaugura 900ª unidade
Fenômeno do setor farmacêutico, a rede de Farmácias São João inaugurou ontem a sua 900ª unidade, localizada no Centro de Porto Alegre. Fundada em 1979, a empresa se tornou a 4ª maior do varejo farmacêutico no Brasil e a maior do Sul do país. No Vale do Taquari são 19 unidades, 9 delas em Lajeado.
Com mais de 14 mil funcionários, a empresa aparece na 25ª colocação entre as 100 maiores do RS, conforme a pesquisa 500 Maiores do Sul, promovida pelo Grupo AMANHÃ e PwC Brasil. Fundador da companhia, Pedro Brair foi entrevistado no caderno Negócios em Pauta de dezembro de 2018, quando a São João tinha 670 filiais – nenhuma delas na Capital gaúcha.
Em quatro anos, foram 230 novas unidades. Um feito e tanto, ainda mais considerando os quase dois anos de pandemia. Em 2022, Brair promete continuar nesse ritmo de crescimento e já prepara a construção de um novo Centro de Distribuição. A milésima unidade já está no papel.
ABPA projeta elevação no consumo de aves e suínos
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) apresentou números de produção, exportações e consumo para a avicultura e a suinocultura do Brasil neste ano e as projeções para 2022. Com desempenho considerado positivo em 2021, a expectativa é de altas ainda maiores no ano que vem.
Tanto a produção quanto às exportações projetadas para 2021 e 2022 são recordes históricos.
Ao todo, foram produzidas 14,3 milhões de toneladas de frango no país, número 3,5% superior ao registrado no ano passado. O volume projetado para 2022 é de 14,9 milhões de toneladas, alta de 4%. Com relação ao consumo, índice é 46 quilos per capta neste ano, 2% acima do registrado em 2020. Para 2022, a projeção é de alcançar 48 quilos per capta.
A produção de suínos deve fechar o ano com 4,7 milhões de toneladas, número 6% superior ao registrado no ano passado. A expectativa é de elevação de 4% em 2022, com 4,85 milhões de toneladas de produção. O consumo deve fechar o ano com 16,8 quilos per capita, 5% acima do registrado em 2020. Para o ano que vem, a expectativa é de alta de 3%, alcançando 17,3 quilos de consumo per capita.
• Turismo de veraneio – Desenvolvida pela Fecomércio-RS, a Pesquisa de Férias 2022 mostra sinais de recuperação do turismo. Entre os entrevistados 47,8% pretendem viajar no veraneio, índice que chega a 66% nas classes mais altas. O litoral do RS foi o principal destino apontado na pesquisa, com 50,5% das intenções de viagens. Em seguida aparecem outros estados, com 40,8% das indicações. Um dado interessante: 44,6% do entrevistados tem intenção de gastar mais ou muito mais do que no ano passado.
• Mini Frukito – Repositor energético produzido a quase duas décadas pela Bebidas Fruki, o Frukito ganhou versão mini, em embalagem de 200 ml. Diretor comercial da Fruki, João Miranda afirma que o lançamento acompanha os movimentos do mercado e de transformação no comportamento do consumidor. Os resultados obtidos a partir do Mini Fruki Guaraná, considerados excelentes, também impulsionaram a ampliação da linha mini.