Governo detalha ações e aponta principais projetos para 2022

Café com a imprensa

Governo detalha ações e aponta principais projetos para 2022

Município apresentou balanço de 2021 e anunciará, nos próximos meses, iniciativas nas áreas de sustentabilidade, educação e saúde. Cidade também terá impacto com obras de mobilidade nas duas principais rodovias

Governo detalha ações e aponta principais projetos para 2022
Caumo e a vice-prefeita Gláucia Schumacher prestaram contas a secretários, coordenadores e imprensa. (Foto: Mateus Souza)
Lajeado

Do drama da superlotação dos leitos de UTI e explosão de casos de covid-19 à retomada dos eventos presenciais e obras importantes em andamento. O governo de Lajeado passou a limpo o ano de 2021 em reunião para a imprensa, na manhã de ontem, e também mostrou as projeções de investimentos para 2022.

Para o próximo ano, o município receberá obras de impacto na mobilidade. Na ERS-130, ocorrerá a execução das vias laterais junto ao trevo da BRF. A expectativa é de que os trabalhos iniciem em janeiro. Em outra ponta, a duplicação da BR-386, iniciada esse ano em Marques de Souza, chegará ao município nos próximos meses.

Elas se somam a outras obras de infraestrutura mais localizadas e que, conforme o prefeito Marcelo Caumo e a vice Gláucia Schumacher, farão a mobilidade urbana dar um salto de qualidade e abrirão novas possibilidades. “Nossas duas principais artérias estarão duplicadas em alguns anos. Nos preparamos para, cada vez mais, atrair investidores, novos empreendedores e oportunidades”, projeta .

Outras áreas terão atenção em 2022. Nos primeiros meses, o governo lançará três novos projetos, que irão abranger a sustentabilidade, a educação e a saúde. “Na educação será uma iniciativa que faz conexão com o Trilhas da Inovação e o contraturno escolar, e na saúde terá foco na informatização dos serviços de agendamento e receituário”.

Postos macrorregionais

O governo pretende iniciar no próximo ano a reestruturação dos postos de saúde, com a construção de quatro grandes estruturas em áreas estratégicas. Uma delas será no bairro São Cristóvão, em frente à sede da Associação dos Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil). O terreno comportará uma estrutura de aproximadamente 800 metros quadrados.

O Centro de Lajeado também deve ser contemplado, assim como outros dois bairros. “Nossos postos, não todos, são bastante acanhados em termos de área física, o que não permitiria ampliação. E como os serviços vão crescer, precisamos de referências nessas regiões, em áreas de acesso mais facilitado”, explica o secretário Cláudio Klein.

Nova sede às polícias

Está nos planos do município a execução de um novo prédio para as delegacias de Polícia que atendem em Lajeado. A estrutura atual, na rua João Batista de Mello, é antiga. Segundo Caumo, o processo está em fase de desenho do projeto, após o governo receber o plano de necessidades do órgão de segurança.

A intenção é que o imóvel, também localizado no bairro São Cristóvão – próximo ao Parque Piraí, abrigue também o Instituto Geral de Perícias (IGP). “Queremos concentrar as delegacias em um local moderno e adequado, com capacidade para que elas façam cada vez melhor os seus serviços”, frisa.

Acompanhe
nossas
redes sociais