O segundo livro da bibliografia do ex-deputado federal, Beto Albuquerque, foi lançado no fim da tarde desta segunda-feira (20), em Lajeado. Na obra “Liberdade, Igualdade, Humanidade, são também nossas façanhas?”, Albuquerque reflete sobre o lema positivista exposto na bandeira do estado.
Ele observa a mudança de sentido desses termos ao longo dos anos, e também analisa a conjuntura estadual no momento. O texto foi escrito durante o isolamento da pandemia. O outro livro publicado pelo político conta a história da criação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).
A educação é a principal bandeira defendida por Beto Albuquerque já se apresenta como pré-candidato ao Piratini em 2022, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Para ele, não há qualidade de vida sem um plano educacional qualificado.
“A educação é o nosso grande calcanhar de Aquiles. Os professores estaduais tiveram quase oito anos sem reajuste, nem mesmo da inflação. Somos líder em evasão escolar e nós somos o último estado em oferta de escolas em tempo integral”, observa.
Lajeado foi a última das 22 cidades percorridas por Beto Albuquerque para divulgar a obra, lançada na Feira do Livro de Porto Alegre, em 10 de novembro.
Confira a entrevista completa: