Com a chegada do verão e das férias, o litoral do Rio Grande do Sul passa a ser o local mais desejado pelos gaúchos. Para que a nova estação possa ser aproveitada de forma segura, uma força-tarefa, chamada Operação RS Verão Total, é formada pelo governo do Estado. Lançada neste domingo (19), na avenida Beira-Mar, em Capão da Canoa, o propósito do projeto é ampliar os serviços prestados à população. Toda a parte da coordenação executiva das ações é de responsabilidade do Gabinete do Vice-Governador.
Até 6 de março de 2022, moradores e turistas do litoral poderão contar com guarda-vidas, mais policiamento, operações de trânsito, como a Balada Segura, ações de acessibilidade, a exemplo do Praia Acessível, monitoramento da qualidade das águas e investimentos pontuais na rede de saúde dos municípios.
Abrindo a temporada, o governador Eduardo Leite falou sobre o trabalho de preparação para o litoral de todo o Estado, incluindo águas internas e Costa Doce.
O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, destacou a integração das secretarias para garantir a ampliação dos serviços nas praias. “São mais de 30 secretarias, órgãos e entidades envolvidos para potencializar as ações do Estado no litoral. Segurança, saúde, turismo, transportes e tudo que é necessário para que o gaúcho que vier seja bem atendido”, detalhou Ranolfo.
O vice-governador lembrou ainda dos R$ 280 milhões que estão sendo investidos na Segurança Pública por meio do programa Avançar já são realidade em novos equipamentos e em melhorias nas estruturas das vinculadas da pasta.