Uma pesquisa e um novo rumo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Uma pesquisa e um novo rumo

Vale do Taquari

O Grupo A Hora lança um dos mais desafiadores e necessários projetos para o Vale do Taquari. O objetivo é devolver equilíbrio entre a oferta e a demanda de mão de obra regional. A pesquisa “RUMO, o futuro da mão de obra no Vale” busca despertar os empreendedores, educadores e trabalhadores das mais diversas áreas e segmentos da nossa economia. Afinal, as tecnologias e os comportamentos mudaram. E o mercado da região não pode ficar de fora desta equação.

A pesquisa depende e muito da contrapartida de toda a cadeia necessária ao desenvolvimento do Vale do Taquari. Estudantes, formandos, educadores e principalmente os empresários precisam participar deste inédito estudo proporcionado e avalizado pelo Grupo A Hora, em parceria com diversos órgãos públicos e privados, e sob a batuta do experiente Lucildo Ahlert, consultor em pesquisas e gestão empresarial da Macrovisão, e que também está à frente do projeto.

Ahlert é quem especifica os detalhes da pesquisa, que está pautada em três etapas: análise de quem quer entrar no mercado; avaliação das necessidades e oportunidades de trabalho das empresas; e o que está sendo aplicado efetivamente neste momento. Para isso, reforçamos, é preciso a participação em massa da sociedade civil e empresarial. Neste momento, é preciso que as empresas “abram suas portas” para que o Vale do Taquari possa descobrir (e prestigiar) novos talentos.


O governador e o Vale

A ligação com a ex-vereadora Mariela Portz (PSDB) e também com o ex-prefeito Jonatan Brönstrup (PSDB) aproximam o governador do Vale do Taquari. Na sexta-feira, e isso já é frequente, líderes regionais se reuniram frente à frente com Eduardo Leite (PSDB). Desta vez, além do importante pedido pela incorporação definitiva do complexo portuário pelo município de Estrela, a Amturvales também aproveitou para reforçar os pedidos por atenção e investimentos no setor turístico do Vale do Taquari. Na imagem, Leite com o vice-presidente da entidade, Charles Rossner.


Alvará na Univates

O Corpo de Bombeiros de Lajeado esclarece a ação realizada na noite de quarta-feira, no Anfiteatro da Univates, e que resultou na interdição parcial da estrutura de um evento realizado com toldos temporários. Na segunda-feira, informa o CBM, a responsável técnica foi informada que o local não possuía APPCI em vigor para aquele tipo de evento. Após a conversa, informa a corporação, não houve qualquer pedido ou protocolo solicitando autorização. Por sua vez, a Univates informa que apenas cedeu o espaço para o evento, e que será mais rigorosa nas próximas cedências. Por fim, o CBM cumpriu com o seu dever e a programação seguiu na área interna do teatro. E vida que segue.


Votos em Lajeado

A cidade de Lajeado possui o maior percentual de eleitores do Vale do Taquari. Portanto, o movimento que busca eleger deputados da região precisa estudar o eleitor lajeadense. De acordo com os dados do TSE, referentes ao pleito de 2018, de cada nove lajeadenses apenas um (11%) conseguiu eleger seu deputado estadual. Ao todo, 458 candidatos conquistaram votos em Lajeado. E os sete mais votados na cidade não se elegeram. Eram eles, Mariela Portz (PSDB), Sérgio Kniphoff (PT), Douglas Sandri (Novo), Enio Bacci (PTB), Luis Fernando Schmidt (PT), Sidnei Eckert (MDB) e Claudiomiro da Silva (PMN). Juntos, somaram 24,6 mil votos em um universo de 60 mil eleitores.


  • A Câmara de Teutônia pode instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para esclarecer as diárias, as justificativas e os comprovantes dos gastos apresentados por todos os vereadores. Começando, é claro, pelo vereador Claudiomir de Souza (PSL). Da mesma forma, o MP deve investigar as denúncias contra o mesmo parlamentar, em especial as supostas falsificações de documentos públicos.
  • O jornalista Gilberto Jasper, natural de Arroio do Meio, é o novo Coordenador de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele atua desde 1993 no poder público estadual. Por lá, ele já assessorou secretários estaduais, governadores, deputados e presidentes da AL/RS. No período, ele também atuou junto ao TJ/RS e no BID.
  • O Movimento de Combate à Corrupção protocolou uma denúncia na Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) contra a nova cerveja Bolsonaro. Eles alegam que a eventual comercialização não pode servir para arrecadar fundos à campanha eleitoral do presidente, conforme anunciado por alguns apoiadores. A ação é contra uma associação de empreendedores com sede no Mato Grosso. Meses atrás, a justiça mandou retirar outdoor às margens da BR-386, e que exibiam mensagens de apoio ao chefe da nação.
  • Mudando de “saco pra mala”, a administração de Bom Retiro do Sul começa a colher os frutos da duplicação da BR-386. Além do investimento da empresa Ferros Castro, o município já projeta novos empreendimentos naquele espaço, e prevê ampliação de quem já está bem consolidado e gerando empregos e renda ao Vale.
  • A concessão da ERS-130 deve contemplar uma ciclovia de 10 km entre Lajeado e Arroio do Meio. A devolutiva referente às demandas do Vale promete novidades e deve chegar na próxima semana. E o edital pode ser publicado em fevereiro de 2022.
  • E os parklets, em Lajeado?

Acompanhe
nossas
redes sociais