Com um início despretensioso no esporte, quando decidiu participar de uma competição de skate em Sapiranga, a vida de João Augusto Rodrigues Segatto, 10, sofreu uma virada drástica. Menos de um mês após participar da seletiva no Vale dos Sinos, o jovem se encontra em Lauro de Freitas, na Bahia. Neste fim de semana ele disputa o Campeonato Brasileiro Amador de Skate Street, na categoria Mirim.
Seu início no esporte foi logo cedo, aos 5 anos. Ao demonstrar interesse e habilidade com o skate, chamava atenção dos praticantes por querer fazer manobras mais arriscadas para sua idade e tamanho. Entre idas e vindas na modalidade, voltou a se encantar ao ver os brasileiros ganharem notoriedade nas Olimpíadas de Tóquio.
A paixão é incentivada pelos pais Anderson e Francieli. O pai, inclusive, montou em casa uma pista para que João pudesse treinar. Durante a semana, o menino treina no espaço, que conta com caixotes e rampas.
Na tarde estuda e depois da aula volta a praticar manobras nas pistas de Arroio do Meio e Lajeado “Nos finais de semana, procuramos alguns lugares novos para troca de experiência em cidades próximas”, destaca Francieli, a mãe do garoto.
Da seletiva à Bahia em três semanas
A primeira competição que João participou servia de seletiva para o Campeonato Brasileiro. Em Sapiranga, queria apenas participar pela primeira vez de um campeonato de skate. A surpresa foi grande quando ficou entre os melhores do estado e conquistou a vaga para o torneio nacional, em Lauro de Freitas, cidade próxima a Salvador.
A partir daí, os pais iniciaram uma campanha em busca de incentivo para o menino. “De certa forma fomos pegos de surpresa com essa vaga, não esperávamos. Entre a seletiva e a competição foram cerca de três semanas. Foi tudo em cima da hora e, felizmente, conseguimos muita ajuda e apoio. Este pode ser o primeiro passo de uma carreira brilhante”, destaca o pai Anderson.
Uma das maiores preocupações de João era o voo. Uma vez que nunca havia voado de avião. Em suas redes sociais, postou storys mostrando o momento em que partia rumo ao nordeste. Para chegar em Salvador, saiu de Porto Alegre e ainda fez escala em Recife. Segundo o pai, tudo ocorreu de forma tranquila e o medo foi superado. A competição ocorre entre o sábado e o domingo.
Entre os melhores do país
O garoto de Arroio do Meio disputará o Campeonato Brasileiro Amador de Skate Street na categoria Mirim. Aos 10 anos, terá como concorrentes jovens de até 12 anos. “É uma competição muito importante, o João está ansioso e nervoso, sabe que o nível da competição é muito alto”, saliente Segatto.
Em solo baiano, disputará o seu primeiro grande campeonato. Deslumbrado com o momento, está empolgado também em poder ver atletas mais experientes em ação. “Com certeza é um momento que vai levar para a vida. É só o primeiro campeonato, e com a dedicação dele, muitos outros virão pela frente”, vislumbra o pai.
Cientes da dificuldade que é viver do esporte e competir em alto nível, os pais de João criaram a página @joão_augustoskt no Instagram. Lá, divulgam o dia a dia do menino e a sua rotina de treinos e competição. Interessados em apoiar podem entrar em contato com Francieli pelo telefone 98213-7362.