Bicicletas são entregues a escolas que participaram do projeto

BIKE SOLIDÁRIA

Bicicletas são entregues a escolas que participaram do projeto

Iniciativa formou 13 jovens no curso de mecânica de bicicletas. Alunos são das escolas Santo Antônio e São João Bosco, de Lajeado

Bicicletas são entregues a escolas que participaram do projeto
(foto: Bianca Mallmann)
Lajeado

As bicicletas consertadas pelos alunos durante o projeto Bike Solidária foram entregues nesta sexta-feira (17) para as escolas. O encerramento da primeira edição desta iniciativa contou com a presença dos estudantes, famílias, representantes do Senai, promotores e coordenadoria regional de educação.

O objetivo do Bike Solidária é dar um destino às bicicletas roubadas e furtadas apreendidas pela Polícia Civil que estavam sem utilização. O curso oferecido pelo Senai aos jovens das escolas Santo Antônio e São João Bosco teve 68 horas de carga horária e abordou desde questões ligadas à mecânica, conserto e restauração, até empreendedorismo, higiene e segurança.

Projeto forma primeira turma na tarde desta sexta-feira

Bicicletas apreendidas vão ser reformadas por adolescentes e entregues nas escolas

A diretora do colégio Santo Antônio, Nadir Hartmann, destaca a importância do projeto como uma oportunidade oferecida para os alunos. No total, nove bicicletas consertadas no projeto foram entregues para a escola. Como foram sete alunos que participaram da formação, cada um deles recebeu uma bicicleta e as outras duas ficam no colégio.

“Aquele aluno que tem alguma necessidade de se deslocar para algum curso, ou projeto, vai poder pedir o empréstimo de uma bicicleta”, diz Nadir.

(foto: Bianca Mallmann)

O coordenador técnico de educação profissional do Senai Lajeado, Marcelo Schedler, lembra da união de esforços para colocar o projeto em prática. “Com esta iniciativa transformamos muito mais do que bicicletas. Estamos falando de transformar vidas e dar possibilidades a esses alunos”, diz Schedler.

O promotor Sérgio Diefenbach compartilha deste pensamento. Além disso, a metodologia da ação conquistou a atenção dos jovens. “Às vezes o adolescente precisa enxergar concretamente o resultado do seu estudo, do seu esforço. E conseguimos isso com as bicicletas. Isso contribui para a transformação positiva da vida de cada um deles”, diz Diefenbach.

Esta é uma ação conjunta entre Ministério Público da Comarca de Lajeado, através das Promotorias de Justiça Criminal e Especializada, Alsepro, Polícia Civil e Senai, e também parceria com a Metalúrgica Hassmann.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais