Startups apresentam projetos ao Vibee

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Startups apresentam projetos ao Vibee

Vale do Taquari

Encerram hoje os pitchs das startups selecionadas para a etapa classificatória da terceira rodada de aceleração (Batch 3) do Vibee, Hub de Inovação da Unimed VTRP. Das 96 healthtechs de todo o Brasil inscritas, 26 foram escolhidas apara apresentarem seus negócios ao comitê técnico.

Conforme o Head do Vibee, Rafael Zanatta, 15 startups se apresentaram na terça-feira, 14, com soluções ligadas ao big data, inteligência artificial, internet das coisas e wearables – tecnologias vestíveis –, além de startups que criam tecidos celulares em laboratório para testar medicamentos.

“Foram propostas interessantes e fora do senso comum, que buscam criar soluções para problemas relevantes”, destaca. Após as 11 apresentações restantes, o comitê definirá quais empresas que avançam para o processo de aceleração.

O resultado será divulgado na próxima semana, após validação com a diretoria da cooperativa. Conforme Zanata, a expectativa é classificar de 10 a 15 startups para o processo de aceleração, que tem seis meses de duração.


Lucas Scapini integra 2º livro

CEO do Grupo Scapini, Lucas Scapini é um dos 18 autores do livro “Experiências na gestão para a inovação do transporte de cargas brasileiro”. Lançado na terça-feira, 14, em São Paulo, a publicação é uma iniciativa da It Talks, com apoio da Mercedes Benz.

De acordo com Scapini, a obra visa ajudar a desenvolver ainda mais o setor de transporte. “Temos muitos desafios, mas com a multiplicação de conhecimento e informação, as empresas estarão mais preparadas.”

Lucas e os demais co-autores da publicação foram selecionados como os principais influenciadores do transporte brasileiro da nova geração pelo projeto It Tal. A iniciativa foi criada com objetivo de apresentar conteúdo desenvolvido por executivos ligados do Transporte Rodoviário de Cargas em diferentes plataformas. É a segunda publicação com participação de Scapini.


Copom anuncia juros elevados até 2023

Em ata divulgada na terça-feira (14) o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou a necessidade de seguir com trajetória de alta nas taxas de juros pelo menos até 2023, como estratégia para conter a inflação.

Conforme o documento, na reunião da semana passada, o colegiado do Copom avaliou dois cenários. Um deles previa aumentar os juros em um patamar acima de 1,5% já em dezembro, o que permitiria a adoção de taxas menores em médio prazo. O caminho escolhido foi de manter o ritmo de 1,5% por reunião, o que implica manter a taxa mais elevada ao longo de 2022 e 2023.

Com isso, Banco Central indica que a taxa básica de juros (Selic) deve ficar acima de 11,75% em 2022, para depois recuar até chegar em 8% no fim de 2023. Na semana passada, o Copom elevou a Selic em 1,5%, para os atuais 9,5% ao ano. No comunicado, o colegiado indicou nova alta de 1,5% para a próxima reunião, em fevereiro, quando a taxa básica de juros deve alcançar 10,75% ao ano. Conforme projeção do Boletim Focus, a inflação deve chegar a 5,02% em 2022 e 3,46% em 2023, ambas acima da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional.



• Pro_Move Talks – O Tecnovates recebe hoje, às 18h, a segunda edição do Pro_Move Talks. Aberto ao público, o evento terá palestras do CEO da BI Machine, Douglas Scheibler, e do consultor Darlan Wilsmann, que abordarão as visões sobre a inovação a partir da participação no Web Summit 2021 – maior evento de inovação do mundo, realizado em Lisboa, Portugal.

• Sindilojas VT – O empresário Giraldo Sandri foi aclamado presidente do Sindilojas Vale do Taquari em assembleia realizada na terça-feira, 14. Ele assume a entidade entre 31 de março de 2022 e 31 de março de 2026. Sandri substitui o atual presidente, Francisco Weimer dos Santos, que ficará como vice-presidente na próxima gestão. A chapa única foi aprovada por unanimidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais