Encerram hoje os pitchs das startups selecionadas para a etapa classificatória da terceira rodada de aceleração (Batch 3) do Vibee, Hub de Inovação da Unimed VTRP. Das 96 healthtechs de todo o Brasil inscritas, 26 foram escolhidas apara apresentarem seus negócios ao comitê técnico.
Conforme o Head do Vibee, Rafael Zanatta, 15 startups se apresentaram na terça-feira, 14, com soluções ligadas ao big data, inteligência artificial, internet das coisas e wearables – tecnologias vestíveis –, além de startups que criam tecidos celulares em laboratório para testar medicamentos.
“Foram propostas interessantes e fora do senso comum, que buscam criar soluções para problemas relevantes”, destaca. Após as 11 apresentações restantes, o comitê definirá quais empresas que avançam para o processo de aceleração.
O resultado será divulgado na próxima semana, após validação com a diretoria da cooperativa. Conforme Zanata, a expectativa é classificar de 10 a 15 startups para o processo de aceleração, que tem seis meses de duração.
Lucas Scapini integra 2º livro
CEO do Grupo Scapini, Lucas Scapini é um dos 18 autores do livro “Experiências na gestão para a inovação do transporte de cargas brasileiro”. Lançado na terça-feira, 14, em São Paulo, a publicação é uma iniciativa da It Talks, com apoio da Mercedes Benz.
De acordo com Scapini, a obra visa ajudar a desenvolver ainda mais o setor de transporte. “Temos muitos desafios, mas com a multiplicação de conhecimento e informação, as empresas estarão mais preparadas.”
Lucas e os demais co-autores da publicação foram selecionados como os principais influenciadores do transporte brasileiro da nova geração pelo projeto It Tal. A iniciativa foi criada com objetivo de apresentar conteúdo desenvolvido por executivos ligados do Transporte Rodoviário de Cargas em diferentes plataformas. É a segunda publicação com participação de Scapini.
Copom anuncia juros elevados até 2023
Em ata divulgada na terça-feira (14) o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou a necessidade de seguir com trajetória de alta nas taxas de juros pelo menos até 2023, como estratégia para conter a inflação.
Conforme o documento, na reunião da semana passada, o colegiado do Copom avaliou dois cenários. Um deles previa aumentar os juros em um patamar acima de 1,5% já em dezembro, o que permitiria a adoção de taxas menores em médio prazo. O caminho escolhido foi de manter o ritmo de 1,5% por reunião, o que implica manter a taxa mais elevada ao longo de 2022 e 2023.
Com isso, Banco Central indica que a taxa básica de juros (Selic) deve ficar acima de 11,75% em 2022, para depois recuar até chegar em 8% no fim de 2023. Na semana passada, o Copom elevou a Selic em 1,5%, para os atuais 9,5% ao ano. No comunicado, o colegiado indicou nova alta de 1,5% para a próxima reunião, em fevereiro, quando a taxa básica de juros deve alcançar 10,75% ao ano. Conforme projeção do Boletim Focus, a inflação deve chegar a 5,02% em 2022 e 3,46% em 2023, ambas acima da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional.
• Pro_Move Talks – O Tecnovates recebe hoje, às 18h, a segunda edição do Pro_Move Talks. Aberto ao público, o evento terá palestras do CEO da BI Machine, Douglas Scheibler, e do consultor Darlan Wilsmann, que abordarão as visões sobre a inovação a partir da participação no Web Summit 2021 – maior evento de inovação do mundo, realizado em Lisboa, Portugal.
• Sindilojas VT – O empresário Giraldo Sandri foi aclamado presidente do Sindilojas Vale do Taquari em assembleia realizada na terça-feira, 14. Ele assume a entidade entre 31 de março de 2022 e 31 de março de 2026. Sandri substitui o atual presidente, Francisco Weimer dos Santos, que ficará como vice-presidente na próxima gestão. A chapa única foi aprovada por unanimidade.