De olho no Vale

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

De olho no Vale

Vale do Taquari

A audiência pública da Assembleia Legislativa coloca mais uma vez o Vale do Taquari no radar do Estado. O evento será realizado nas dependências do Porto de Estrela e reunirá, entre outros agentes públicos e do setor privado, o presidente do legislativo estadual e gestores municipais da nossa região e também do Vale do Rio Pardo e Serra Gaúcha. Em pauta, a “multimodalidade e os potenciais econômicos, desenvolvimento e infraestrutura logística regional.

E a presença de gestores das regiões vizinhas é estratégica para o desenvolvimento do Vale do Taquari. Afinal, o porto, o aeródromo, a ferrovia e as nossas rodovias não podem (e devem) ser utilizadas pelos empreendedores do Vale do Rio Pardo e da Serra Gaúcha. A infraestrutura está aqui, mas ela não precisa necessariamente seguir restrita ao nosso vale. Muito pelo contrário. A presença de investidores e empreendedores de fora é crucial para a retomada dos nossos modais viários.


Revisão legal

A última reunião deste ano da Comissão Especial de Revisão Legal e Desburocratização da Câmara de Lajeado ocorreu na terça-feira. O grupo volta a se reunir no dia 14 de fevereiro de 2022, após o glorioso “Recesso Parlamentar”. Em 2021, foram redigidos 149 relatórios e uma emenda que analisaram 189 leis, das quais, 186 houve recomendação pela revogação. E, até o momento, já foram apreciadas no plenário a revogação de 117 Leis.


Comitiva alinhada

A próxima sexta-feira pode ser decisiva para a nossa região. Uma comitiva de líderes do Vale do Taquari realiza nova reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB), olho no olho, e conforme agendado durante a presença dele na ACIL. O encontro será no Palácio Piratini, às 9h. É momento para marcar posição sobre as concessões das estradas estaduais. E ontem, após reunião-almoço da mesma ACIL, prefeitos e representantes da própria associação lajeadense, da CIC/VT e da Amvat se reuniram na sala de reuniões para alinhar o discurso (foto).


Demora em Encantado

A câmara de vereadores de Encantado segue protelando a análise final de duas importantes matérias. A primeira, criada a partir de um abaixo-assinado promovido pelo contribuinte e advogado, Daniel Ângelo Passaia, é o projeto de iniciativa popular que restringe para uma só reeleição a “carreira” dos vereadores. A outra matéria, de autoria do vereador Cris Costa (PSDB), regulamenta o custeio de viagem dos vereadores e servidores efetivos e comissionados da Câmara Municipal, quando no cumprimento do estrito interesse público. Vamos aguardar!


Arte na Praça

No domingo, e segundo os organizadores, mais de 600 pessoas passaram pela Praça João Zart Sobrinho, a popular “Praça do Papai Noel”, no bairro Americano, em Lajeado. Sob a sombra das árvores e dos prédios, artistas, cantores e voluntários coloriram o nobre (e democrático) espaço de lazer, em mais um grande evento organizado pelo trio Mônica Kircheim e Carla Vieira e Cláudia Zart. O próximo encontro está pré-agendado para o mês de março. E que assim seja por anos e anos.


• O governo de Lajeado erra ao não acatar a sugestão (por meio de lei aprovada no plenário) da Câmara e instalar câmeras de vigilância nas escolas e creches municipais, ao menos nos acessos das estruturas. Se falta dinheiro para tal, é possível apontar diversos gastos desnecessários no Executivo e, claro, no Legislativo.

• Vereador da base do governo, Lorival Silveira (PP) voltou a atacar o Executivo na sessão passada. Segundo ele, a administração está utilizando o velho “copia e cola” para responder aos requerimentos do plenário. “Mudem ao menos uma vírgula”, provoca.

• Ainda em Lajeado, a relação entre os vereadores emedebistas Ana da Apama e Carlos Ranzi já foi melhor. Na sessão passada, a vereadora questionou o apreço do colega para com os animais domésticos.

• As denúncias do presidente da Câmara de Teutônia, Diego Tenn Pass (PDT), contra o colega Claudiomir de Souza (PSL), e que envolvem até uma suposta falsificação de documentos públicos, devem chegar nas próximas horas ao Ministério Público. Essas diárias…

• A Câmara de Estrela aprovou projeto que denomina de Praça Armando Ströher a área de lazer na esquina das ruas Osvaldo Augusto Muller com Guilherme Bohmer, no Boa União.

• O movimento da Acil e da CIC/VT, denominado “Chegou a vez do Vale”, e cujo objetivo é fortificar candidaturas locais para a Assembleia e Câmara Federal, precisa continuar. Apesar dos pesares, é possível vislumbrar sucesso em 2022. O assunto não pode sair da pauta.

Acompanhe
nossas
redes sociais