Prédio do DAER

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Prédio do DAER

Vale do Taquari

A Assembleia Legislativa deve votar hoje o projeto de lei que autoriza o Estado a doar o valioso imóvel do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) ao município de Lajeado. O terreno com edificações está localizado no entroncamento entre as avenidas Alberto Pasqualini e Benjamin Constant, no centro da cidade, e costuma despertar a ambição dos empresários do setor da construção civil local. Paralelo ao movimento legislativo, e em contrapartida à doação, o governo municipal deve finalizar nesta semana o processo licitatório para as obras de melhorias no trecho urbano da ERS-130.


MP e o Taquari

O Ministério Público instaurou um Procedimento Administrativo para verificar a situação da bacia Taquari/Antas. A promotora Andrea Almeida Barros é a responsável pelo processo que deve “averiguar se existe alguma política pública regional específica para a proteção da qualidade da água do Rio Taquari e de seus afluentes”. Também investiga a proteção de nascentes e, caso negativo, deve proporcionar o debate e fomentar a criação e a implementação de política pública regional, e, também, a viabilidade de eventual monitoramento mais contundente da qualidade da água.


Sandro na Amvat

No dia 28 de dezembro ocorre a assembleia para eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios do Vale do Taquari, a nossa estimada Amvat. E tudo indica que o atual presidente, Paulo Kohlrausch, de Santa Clara do Sul, vai passar o bastão para o prefeito de Colinas, Sandro Hermann (PP). O progressista ainda disputa a vaga com o colega de sigla e gestor de Arroio do Meio, Danilo Bruxel. Mas, o posto tende a ficar mesmo em Colinas.


Golpes virtuais

Os golpes de estelionatos explodiram durante a pandemia. O número de ocorrências desafia as forças policiais e a caça aos criminosos é um martírio em função da velocidade da internet. Diante disso, é mais do que necessário a precaução. Para tal, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul disponibiliza um link no site oficial da corporação (Golpes na Internet), com dicas e avisos sobre os principais golpes e crimes cometidos por meio das redes sociais, principalmente. Além da precaução, é muito importante denunciar os crimes. Afinal, só assim teremos a real dimensão do problema.


Posse no TCE

Hoje, às 11h, ocorre a Sessão Plenária Especial de Posse da Administração 2022 do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Será empossado, no cargo de presidente, o conselheiro Alexandre Postal. Além dele, também tomarão posse o conselheiro Marco Peixoto, que será vice-presidente; o conselheiro Iradir Pietroski, no cargo de 2º vice-presidente; o conselheiro Renato Azeredo, na função de corregedor-geral; e o conselheiro Cezar Miola, que comandará a Ouvidoria do TCE-RS. Já a 1ª e a 2ª Câmaras serão presididas pelos conselheiros Estilac Xavier e Algir Lorenzon.


Inauguração das estátuas

A Associação Amigos do Cristo Protetor não vai conseguir inaugurar a estátua em dezembro. A nova previsão do grupo de investidores e voluntários foi empurrada para o meio do ano que vem. Até lá, e se tudo ocorrer de acordo com os cronogramas, o topo do Morro das Antenas estará devidamente equipado para bem receber os turistas, com acesso pavimentado, banheiros, lojas de conveniência, cafés e outros. Da mesma forma, as estátuas do próprio Cristo e também do saudoso ex-prefeito e um dos idealizadores do projeto, Adroaldo Conzatti (também desenvolvida pelo escultor Marcos Moura), ainda dependem de alguns detalhes para a conclusão.


  • Nesta terça-feira, a Assembleia Legislativa vota o PL 34, de autoria da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), e que institui Incentivos ao Desenvolvimento do Cicloturismo no RS.
  • Na quinta-feira, às 9h30min, a Assembleia do RS realiza uma Audiência Pública no Porto de Estrela para debater, além de outros temas, a logística estrutural do Vale do Taquari.
  • O Secretário de Saúde de Estrela e ex-prefeito de Imigrante, Celso Kaplan (PP), não gostou do tópico do fim de semana que citava uma possível saída do governo de Estrela. “Lelo”, como é conhecido, teve um leve desentendimento com o prefeito Elmar Schneider (PTB) durante reunião dos secretários, ao comentar sobre o projeto de ciclovia intermunicipal. Mas, ele garante que esteve distante da pasta em função de questões familiares.
  • Ainda em Estrela, o vice-prefeito João Schäfer (PSD) deve mesmo ser o sucessor provisório de Rodrigo Kich (sem partido) na Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade.
  • Em Lajeado, apenas os vereadores Deolí Gräff (PP), Alex Schmitt (PP), Mozart Lopes (PP), Paula Thomas (PSDB) e Ana da Apama (MDB) se posicionaram contra o projeto do legislativo que prevê a instalação de câmeras de vigilância nas creches e escolas municipais.
  • Enquanto alguns líderes regionais lutam para emplacar um movimento harmonioso e convergente para a escolha de representantes genuinamente do Vale do Taquari na Assembleia e na Câmara Federal, alguns políticos seguem patrocinando a campanha de deputados “forasteiros” por meio de emendas parlamentares. Ou seja, trocamos uma estratégia real de representatividade e poder por migalhas imorais. Não é fácil.

Acompanhe
nossas
redes sociais