O debate sobre as diárias dos vereadores e as recorrentes viagens até a capital federal não repercute só em Encantado. Em Teutônia, o clima também esquentou e o sistema de reembolso dos parlamentares está definitivamente em xeque. O novo fato envolve o vereador Claudiomir de Souza (PSL), cujas justificativas para um período em Brasília são questionadas pela presidência e assessoria jurídica da casa legislativa. E o caso já virou Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia, após uma suposta tentativa de “subtrair” documentos.
A notícia completa está na edição deste fim de semana do A Hora Cidades. É a manchete de capa, inclusive. Em suma, o presidente da Câmara de Teutônia, Diego Tenn Pass (PDT), cobra explicações mais detalhadas acerca das diárias e ressarcimentos cobrados por Souza. Segundo Pass, o colega detalhou encontros com o deputado federal Marcelo Moraes (PTB), mas o parlamentar estaria em Porto Alegre no mesmo período. Além disso, Pass possui um relatório da Polícia Legislativa, contrariando o relatório de presenças na Câmara Federal apresentado pelo vereador.
Tudo foi exposto no plenário. Pass citou os fatos e o colega se defendeu com o microfone desligado. Um bate-boca que chamou a atenção da imprensa estadual. Não bastasse o mal-estar nos ambientes do Legislativo, e no dia seguinte o caso foi parar na Delegacia. Conforme o BO, Souza foi até a Câmara solicitar os documentos do processo e “subtraiu uma declaração”, “momento em que foi contido por funcionários do local”. De acordo com a ocorrência, o “documento faz parte da investigação envolvendo a concessão indevida de diárias, em averiguação”.
Inevitavelmente, o caso ainda vai dar muito pano para manga.
Ciclovia intermunicipal
O sonho de uma ciclovia (ciclofaixa ou afins) intermunicipal no trecho da ERS-129 entre Estrela, Colinas e Imigrante está mais próximo da realidade. Mas, o empreendimento deve ser construído aos poucos. E o primeiro passo pode ser dado pelo governo estrelense. Nos bastidores, já existe a expectativa de novidades ou até mesmo anúncios nas próximas semanas. Aguardemos!
Comércio aos domingos
O prefeito Marcelo Caumo (PP) sancionou a nova regra sobre a abertura do comércio lajeadense aos domingos e feriados. A mudança foi assinada no dia 6, mas a divulgação no Diário Oficial do município ocorreu nessa quinta-feira. Ou seja, já está valendo para este domingo. Resumindo, o governo municipal o Artigo 64 do Código de Posturas, que passa a vigorar com a seguinte redação: os estabelecimentos comerciais do Município, de qualquer natureza, ficam com horário de funcionamento livre, de segunda-feira a domingo, inclusive nos feriados.
Prédio do DAER
O governo de Lajeado iniciou na sexta-feira o processo final da licitação para as obras de melhorias na ERS-130, no trecho entre o trevo da BRF e as imediações do Imec, no acesso aos bairros Montanha e Florestal. O Executivo lajeadense vai pagar. Em troca, o município vai receber o imóvel do DAER, localizado no entroncamento entre as avenidas Alberto Pasqualini e Benjamin Constant. Pois bem. A Construtora Giovanella apresentou a melhor proposta para as obras na rodovia estadual, que também englobam uma nova ligação com a ERS-413.
A Giovanella propõe fazer o empreendimento com R$ 11,8 milhões. Também participaram do certame outras três empresas: Coesul, PAP e Conpasul. A partir disso, o governo concede prazo de cinco dias para eventuais recursos por parte dos participantes. Se tudo ocorrer conforme as regras estabelecidas pela legislação, o processo licitatório deve ser finalizado em até duas semanas e as obras iniciam em janeiro. Mesmo sem a esperada aprovação da Assembleia Legislativa, que ainda não garantiu o aval legal para o repasse do valioso imóvel do DAER.
• Em Estrela e após a confirmação da saída do Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Rodrigo Kich, o próximo secretário que pode deixar o Executivo é Celso Kaplan, o popular “Lelo”. Ele está à frente da Saúde e passou a semana toda em Imigrante, após um breve ruído com o prefeito durante a reunião dos secretários, na segunda-feira.
• Apesar do mal-estar entre prefeito e ex-prefeito, e ainda nos bastidores, muitos apostam na permanência de Lelo no Executivo de Estrela.
• Em Arroio do Meio, as movimentações apontam para a escolha de Cristian Perin como o novo Secretário de Obras. Recentemente, ele assumiu a presidência do PDT local. Agora, pode assumir a vaga de secretário que será deixada pelo colega de partido, Darci Hergessel. Aliás, a relação entre ambos já foi melhor.
• A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o projeto de lei que transfere para a legislação municipal as regras de proteção de margens de rios em áreas urbanas. A matéria ainda carece de sanção presidencial. Segundo o texto aprovado, os gestores municipais poderão estabelecer em lei faixas diferentes das previstas no Código Florestal para áreas urbanas já consolidadas. E a mudança interessa aos prefeitos do Vale do Taquari.
• O município de Encantado anuncia para janeiro de 2022 o início da coleta seletiva de lixo. É isso mesmo, caro leitor. Em janeiro de 2022, em pleno século 21, e isso ainda é uma novidade em algumas cidades do Vale do Taquari.
• Em Arroio do Meio, a Justiça determinou nova data para o edital de licitação para serviços de limpeza de prédios públicos, especialmente escolas e secretarias. Cabe recurso.