Cidade “inteligente”

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Cidade “inteligente”

Lajeado

A matéria de capa da edição de ontem é um golpe no estômago de cada lajeadense que preza pela qualidade de vida de todos. O trabalho jornalístico demonstrou que a principal cidade do Vale do Taquari ainda está muito aquém de uma verdadeira “cidade inteligente”. Apesar dos avanços, e não são poucos, o descuido (ou a preguiça) com algumas premissas e demandas básicas ainda é um mal que assola a municipalidade.

Definitivamente, o tema da acessibilidade precisa ser melhor compreendido pelos agentes públicos.
O vereador Márcio Dal Cin (PSDB) parece lutar sozinho pela causa. Desde o acidente que quase lhe matou, o parlamentar tucano precisa de uma cadeira de rodas para se locomover. Ele ainda é um “abençoado”, como o próprio costuma afirmar em debates públicos. Afinal, possui uma cadeira motorizada, o que permite vencer os mais variados desafios diários de uma cidade que se autointitula “inteligente”. E a gota d´água foi o recapeamento asfáltico da Av. Sete de Setembro, entre os bairros Moinhos e Florestal.

Muito antes do início das necessárias obras naquela via, e o vereador já alertava para a necessidade de caprichar e respeitar as regras vigentes sobre as rampas de acesso aos cadeirantes. E de nada adiantou. Segundo o próprio parlamentar, as promessas de alguns agentes públicos não se confirmaram. Por fim, a fiscalização deixou por menos, e os acessos às calçadas para os portadores de deficiências físicas restou novamente inadequado para quem mais precisa. E, como bem diz o parlamentar, só quem sente na pele entende os riscos.

É uma pena. Essa chance de fazer melhor já passou. Vamos ficar de olho nas próximas!


Residencial Estudantil

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) deve contar com um novo atrativo a partir de fevereiro de 2022. A construção do Residencial Estudantil iniciou em julho do ano passado e fica em frente ao Prédio 16 do campus em Lajeado, na esquina das avenidas Avelino Talini e Alberto Müller. O local funcionará como uma residência onde a prioridade de locação será dada aos alunos da instituição, em parceria com a Share Student Living, de São Paulo, que atua em conjunto com a empresa norte americana RedStone, especializada no ramo.

O investimento é próximo de R$ 30 milhões, e a ideia é oferecer o espaço para até 445 estudantes de diversos cursos, com especial atenção para a Medicina. A Univates planeja oferecer uma série de “combos”, incluindo mensalidade e aluguel em um mesmo valor. O residencial possui seis andares, divididos em dois blocos de apartamentos. Serão disponibilizados quartos individuais ou para até quatro pessoas, e cada apartamento terá banheiro e ar condicionado. Além disso, haverá área de conveniência e de estudos, cozinha individual e compartilhada.

Já na área térrea de 1,5 mil metros quadrados do empreendimento – e além da disponibilidade de vagas para estacionamento –, a Univates prevê a locação para diversos setores da economia. A ideia é atrair pub, salões de beleza, cabeleireiros, lojas de conveniência e, até mesmo, um pequeno ou médio supermercado. Sobre essa última intenção, já foram iniciadas algumas negociações com grandes marcas com matriz no Vale do Taquari. Não se descarta a instalação de um tradicional mercado da cidade e, talvez, de um “super” cooperativo.

 


Encontro com Bolsonaro

Os prefeitos de Estrela, Elmar Schneider (PTB), e de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch (MDB), se encontraram com o presidente da República, Jair Bolsonaro. A reunião ocorreu na quarta-feira, em Brasília. Na pauta, a necessidade de consolidar o Vale do Taquari como um verdadeiro polo de logística para o sul do Brasil. Com ênfase, claro, no tronco “hidro-rodo-ferro-aeroviário”. No caso, é preciso uma saída (financeira e técnica) para melhorar as condições da BR-386, do Porto e do Aeródromo de Estrela, e da Ferrovia do Trigo. E isso é para ontem!


• Conforme anunciado na coluna de ontem, o Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela, Rodrigo Kich, deixa o cargo ainda em dezembro. Ele fala em decisão pessoal e profissional. E isso também é verdade. Entretanto, o mal-estar com o prefeito Elmar Schneider, antes da 7ª edição da Multifeira, tornou inviável a permanência.

• A verdade é: Kich chegou a ser noticiado como “ex-secretário”. E isso, querendo ou não, quebrou a confiança dentro da secretaria. Uma pena.

• A área de 7 mil metros quadrados que será cedida pelo Governo de Encantado à Associação Amigos do Cristo Protetor servirá para a criação de um espaço de conveniência ao lado da estátua, com jardim, banheiro e outras estruturas. A cedência ainda passa pela Câmara.

• Darci Hergessel deixa a Secretária de Obras de Arroio do Meio no próximo dia 15 de dezembro. Ele permanece filiado ao PDT, mas não quer mais participar da vida pública. Ao menos, por ora. Ele vai ingressar no mercado imobiliário.

• O fato, porém, pode representar um grande prejuízo ao PP de Arroio do Meio. Nos bastidores, a saída de um dos líderes do PDT local pode representar um eventual racha na coligação vencedora em 2020. E, se assim for, o MDB agradece.

• Em Lajeado, a vereadora Ana da Apama (MDB) apresenta projeto de lei que “autoriza os estabelecimentos responsáveis pela produção, pelo fornecimento, pela comercialização, pelo armazenamento e pela distribuição de gêneros alimentícios, sejam eles industrializados ou in natura, a doar o seu excedente a pessoas físicas ou jurídicas, sem necessidade de licença prévia ou autorização do executivo”. É um debate nacional. E necessário.

• Um dia após a justiça determinar (em primeira instância) a cassação de todos os votos conquistados pelo PSB de Lajeado em 2020, o suplente Rodrigo Conte anuncia a pré-candidatura para Deputado Estadual.

Acompanhe
nossas
redes sociais