Fundada em 1981 por Roque Lopes, a Export Laser completou ontem 40 anos de atividades. A empresa iniciou com atividades de compra e beneficiamento de pedras preciosas. Em 1982, a empresa se transfere para Lajeado e sete anos depois inaugura fábrica própria na avenida Bento Rosa, onde funciona até hoje.
O ano 2000 marcou a maior transformação da empresa, com a aquisição da primeira máquina de corte a laser. No ano seguinte, a empresa se torna a primeira do Brasil a aplicar corte e gravação a laser em couro, primeiramente para o setor calçadista.
Com o uso da tecnologia, parou de trabalhar com pedras para atuar com soluções em corte e gravação em diferentes materiais. Também abriu filial no polo calçadista de Novo Hamburgo (2005 a 2019) e Franca (2016). A unidade no interior paulista é dotada de máquinas italianas de altíssima tecnologia, com aplicação em couros utilizados na alta-costura.
Além de Roque, a empresa tem como sócios os filhos Mozart e Tomaz Lopes, além da mãe dos dois irmãos, Marta Pereira Lopes. Juntas, as unidades de Lajeado e Franca são responsáveis pela geração de 21 empregos.
Água da Pedra lidera participação no mercado
Com 20 anos completados em dezembro, a Água da Pedra – marca de água mineral da Bebidas Fruki – mantém a liderança do segmento no Estado com 34,6% de participação no mercado no acumulado de 2021, conforme dados da Nielsen.
No ano em que completou duas décadas, a marca conquistou primeiro lugar na pesquisa Marcas de Quem Decide, sendo lembrada e preferida por 50% dos entrevistados. Também ficou em primeiro lugar na pesquisa Carrinho Agas, que reconhece os principais fornecedores do setor supermercadista.
Água da Pedra também avança no mercado de Santa Catarina e hoje é campeã de vendas da Fruki em terras catarinenses. Diretora-presidente da empresa, Aline Eggers Bagatini ressalta a qualidade da água, com PH neutro e baixo teor de sódio, como o principal fator para o avanço da marca no mercado.
Gaúchos batem recorde de endividamento
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores Gaúchos, de novembro, o número de famílias endividadas segue aumentando no Rio Grande do Sul. Divulgada pela Fecomércio-RS a pesquisa mostra que 86,1% da famílias gaúchas estão endividadas, uma alta de quase 15% na comparação com novembro do ano passado, quando o índice chegava em 71,7%.
O percentual de famílias inadimplentes, ou seja, com contas em atraso correspondeu, chegou a 25,3%, índice abaixo dos 28% registrados em novembro de 2020. Para a Fecomércio, apesar de alto, o número de famílias endividadas segue acompanhado por indicadores de inadimplência controlados.
Diante de uma conjuntura marcada pela perda de tração na atividade econômica, inflação alta e juros em elevação, o cenário pode ocasionar a alta nesses indicadores nos próximos meses. O percentual de famílias que consideram seu nível atual de endividamento como “muito endividado” chegou a 16% e a média da parcela da renda comprometida com dívidas é de 20,2%.
• Representação nacional – CEO do Grupo Scapini, Lucas Scapini foi escolhido para fazer parte da direção da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI). Criada no Rio de Janeiro em 1973, a entidade está sediada desde 1996 na cidade de Uruguaiana, e congrega 80% da frota habilitada para o transporte rodoviário de cargas no Mercosul, contabilizando mais de 200 empresas associadas.
• Varejo digital – Pesquisa realizada pela empresa de meios de pagamentos rede mostra que valor das vendas online do varejo subiu 42% no 3º trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar da redução das restrições impostas pela pandemia, as lojas físicas tiveram alta de 24%, desempenho inferior ao verificado no comércio eletrônico. Mais um forte sinal de que as mudanças para um padrão de consumo digital foram aceleradas pela pandemia e vieram para ficar.