Vereadores propõem campanha para alertar idosos sobre golpes

câmara de Estrela

Vereadores propõem campanha para alertar idosos sobre golpes

Projeto de lei aprovado na câmara de Estrela precisa ser sancionado. Tentativas de crimes financeiros contra pessoas mais velhas cresceu 60% na pandemia, segundo Febraban

Vereadores propõem campanha para alertar idosos sobre golpes
Estrela

Uma iniciativa surgida na câmara de vereadores de Estrela tenta elevar controle e evitar crimes financeiros contra idosos. A proposta, de autoria dos vereadores Adriano Scheeren (PL) e Tiane Cagliari (PV), foi aprovada na sessão dessa segunda-feira, 6, e agora segue para sanção do prefeito Elmar Schneider.

Para apresentar o projeto que cria a Campanha de Orientação aos Idosos, os vereadores se embasaram em um estudo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O levantamento da entidade mostra que, durante a pandemia, houve um aumento de 60% nas tentativas de golpes financeiros contra pessoas nesta faixa etária.

Por isso, os parlamentares entendem a necessidade de uma campanha municipal, pois o volume de transações no comércio digital também cresceu de forma significativa com a pandemia de covid-19. “O alerta é principalmente aos mais velhos, mas há pessoas de todas as idades caindo em golpes. Fazem ofertas como se fosse fácil ganhar dinheiro”, comenta o vereador Adriano Scheeren (PL).

Caso a matéria seja sancionada, Scheeren espera sentar com o prefeito para definir as estratégias da campanha. “Queremos definir de que forma vamos levar isso ao conhecimento das pessoas, em quais datas e meses, e fazermos com que este projeto tenha valor”.

Divulgação

Relatos de pessoas que caíram em golpes motivaram a apresentação do projeto de lei, conforme Scheeren. Segundo ele, são histórias que chegam quase diariamente. “Amadurecemos a ideia. É importante um projeto de divulgação e levar isso à comunidade. As pessoas ganham seu dinheiro suado e esses golpistas se aproveitam”, salienta.

Para a delegada regional de Polícia, Shana Luft Hartz, campanhas neste sentido são importantes para que as pessoas consigam identificar, de forma mais facilitada, as práticas dos golpistas. “Os golpes variam muito, vão desde a promessa de um ganho até a uma coisa triste que aconteceu. Com essas iniciativas, as vítimas conseguem ter noção de que se trata de um golpe”, frisa.

Conforme Shana, crimes financeiros contra idosos sempre existiram, e aumentou no período da pandemia. Além disso, o Vale do Taquari, por se tratar de uma região próspera, atrai golpistas. “Os golpes não são exclusivos contra as pessoas mais velhas, mas são, sim, os principais alvos. São várias questões que levam a isso”.

Proposta em Brasília

Um projeto de lei semelhante ao apresentado em Estrela tramita na câmara dos deputados. A proposta, assinada pelo deputado federal Ricardo Silva (PSB-SP), determina a criação, em nível nacional, de campanha de orientação e combate aos golpes financeiros e violência patrimonial praticados contra idosos.

Neste momento, o projeto se encontra na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e tramita junto com um outro projeto de propósito semelhante, alterando o Estatuto do Idoso e inclui a divulgação ostensiva e permanente de campanhas.

Acompanhe
nossas
redes sociais