No mesmo dia em que o Governador Eduardo Leite participava de Reunião Almoço na Acil em Lajeado, a CIC-Teutônia promoveu o último Almoço Empresarial de 2022. O auditório lotado assistiu a apresentação do presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, que traçou o cenário econômico atual e as perspectivas da economia para o ano que vem.
Abel classifica o cenário como desafiador e incerto, tanto em nível global quanto nacional, com perspectiva de desaceleração econômica para 2022. A inflação em alta e a pressão dos juros elevados, aliado aos riscos fiscais em um ano eleitoral, representam gargalos importantes.
Quanto ao agronegócio, o presidente da Sicredi Ouro Branco ressalta que o setor segurou a alta do PIB neste ano, mas ainda é muito dependente de insumos do exterior e da exportação de commodities. O próximo Almoço Empresarial da CIC-Teutônia será em março de 2022.
Cyberataques: sua empresa está preparada?
A Oli For Business, braço da Olicenter focado em serviços corporativos, promoveu debate sobre os riscos dos ataques de hackers para as empresas regionais. Realizado na Acil, o evento reuniu empresários e técnicos de TI na segunda-feira (6) para abordar um tema que ganha relevância devido ao aumento exponencial no número de casos.
As tentativas de invasão contra empresas e órgãos públicos da região ocorrem quase diariamente. Mesmo assim existe um grande contingente de empresários que não compreendeu a urgência de preparar a sua empresa contra criminosos virtuais. Geralmente, as ações são tomadas depois de prejuízos provocados pelo sequestro de dados.
Eventos como o dessa segunda-feira são fundamentais por trazer o alerta e mostrar que existem soluções, tanto para prevenir os ataques quanto para recuperar os dados. A matéria completa será publicada no caderno Negócios em Pauta desse fim de semana.
Falta de insumos afeta 7 de cada dez indústrias
Dificuldades de abastecimento continuam sendo o principal gargalo enfrentado pelas indústrias na tentativa de retomar os patamares de produção pré-pandemia. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 68% das empresas ainda sofrem com a falta de matérias-primas.
Em 18 dos 25 setores analisados, mais de dois terços das fabricantes têm dificuldade de adquirir insumos, mesmo em negociações com valores altamente inflacionados. O problema aflige 90% das empresas do setor de calçados, 88% das indústrias de couro e 85% dos fabricantes de móveis. Também foi relatado por quase 80% da indústria química, vestuário, madeireiras, informática e produtos eletrônicos e do setor de bebidas.
A lista segue, é longa e eleva o pessimismo quanto à normalização do cenário. Ainda assim, quase 90% dos empresários acreditam que a normalização da cadeia ocorrerá 2022 e 9% das empresas esperam que haja normalização apenas em 2023. Nesse segmento, dos 27% que importam insumos, 80% deles sinalizaram dificuldades de acessar matérias-primas importadas.
• Workshop na Fruki– A Fruki abre suas portas hoje para receber o workshop Negócios em Pauta de dezembro. O evento ocorre às 19h, e abordará o planejamento estratégico, com participação da diretora-presidente da Fruki, Aline Eggers Bagatini, e da economista Fernanda Sindelar. Com público presencial restrito, o evento terá transmissão da Rádio A Hora e em formato de Live nas redes sociais do Grupo A Hora.
• Kronbauer assume JCI – A JCI Lajeado empossa, na noite do dia 13 de dezembro, o Conselho Diretor e o Presidente do Senado 2022. A cerimônia ocorre no Lendário Pub e Café, com início às 19h30min. Quem assume o cargo de Presidente Local é o atual secretário da gestão 2021, Lucas Bildhauer. Cristiane Schnack assume o lugar de André Kronbauer na presidência do Senado.