Perspectivas da economia  marcam Almoço Empresarial

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Perspectivas da economia marcam Almoço Empresarial

Vale do Taquari

No mesmo dia em que o Governador Eduardo Leite participava de Reunião Almoço na Acil em Lajeado, a CIC-Teutônia promoveu o último Almoço Empresarial de 2022. O auditório lotado assistiu a apresentação do presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, que traçou o cenário econômico atual e as perspectivas da economia para o ano que vem.

Abel classifica o cenário como desafiador e incerto, tanto em nível global quanto nacional, com perspectiva de desaceleração econômica para 2022. A inflação em alta e a pressão dos juros elevados, aliado aos riscos fiscais em um ano eleitoral, representam gargalos importantes.

Quanto ao agronegócio, o presidente da Sicredi Ouro Branco ressalta que o setor segurou a alta do PIB neste ano, mas ainda é muito dependente de insumos do exterior e da exportação de commodities. O próximo Almoço Empresarial da CIC-Teutônia será em março de 2022.


Cyberataques: sua empresa está preparada?

A Oli For Business, braço da Olicenter focado em serviços corporativos, promoveu debate sobre os riscos dos ataques de hackers para as empresas regionais. Realizado na Acil, o evento reuniu empresários e técnicos de TI na segunda-feira (6) para abordar um tema que ganha relevância devido ao aumento exponencial no número de casos.

As tentativas de invasão contra empresas e órgãos públicos da região ocorrem quase diariamente. Mesmo assim existe um grande contingente de empresários que não compreendeu a urgência de preparar a sua empresa contra criminosos virtuais. Geralmente, as ações são tomadas depois de prejuízos provocados pelo sequestro de dados.

Eventos como o dessa segunda-feira são fundamentais por trazer o alerta e mostrar que existem soluções, tanto para prevenir os ataques quanto para recuperar os dados. A matéria completa será publicada no caderno Negócios em Pauta desse fim de semana.


Falta de insumos afeta 7 de cada dez indústrias

Dificuldades de abastecimento continuam sendo o principal gargalo enfrentado pelas indústrias na tentativa de retomar os patamares de produção pré-pandemia. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 68% das empresas ainda sofrem com a falta de matérias-primas.

Em 18 dos 25 setores analisados, mais de dois terços das fabricantes têm dificuldade de adquirir insumos, mesmo em negociações com valores altamente inflacionados. O problema aflige 90% das empresas do setor de calçados, 88% das indústrias de couro e 85% dos fabricantes de móveis. Também foi relatado por quase 80% da indústria química, vestuário, madeireiras, informática e produtos eletrônicos e do setor de bebidas.

A lista segue, é longa e eleva o pessimismo quanto à normalização do cenário. Ainda assim, quase 90% dos empresários acreditam que a normalização da cadeia ocorrerá 2022 e 9% das empresas esperam que haja normalização apenas em 2023. Nesse segmento, dos 27% que importam insumos, 80% deles sinalizaram dificuldades de acessar matérias-primas importadas.



• Workshop na Fruki– A Fruki abre suas portas hoje para receber o workshop Negócios em Pauta de dezembro. O evento ocorre às 19h, e abordará o planejamento estratégico, com participação da diretora-presidente da Fruki, Aline Eggers Bagatini, e da economista Fernanda Sindelar. Com público presencial restrito, o evento terá transmissão da Rádio A Hora e em formato de Live nas redes sociais do Grupo A Hora.

• Kronbauer assume JCI – A JCI Lajeado empossa, na noite do dia 13 de dezembro, o Conselho Diretor e o Presidente do Senado 2022. A cerimônia ocorre no Lendário Pub e Café, com início às 19h30min. Quem assume o cargo de Presidente Local é o atual secretário da gestão 2021, Lucas Bildhauer. Cristiane Schnack assume o lugar de André Kronbauer na presidência do Senado.

Acompanhe
nossas
redes sociais