A dinâmica do mercado da tecnologia e a escassez da mão de obra desafiam cada vez mais os empresários do setor. Por outro lado, emergem oportunidades aos jovens egressos do Ensino Médio para constituir carreira profissional.
Com o propósito de despertar o interesse às novas profissões, a Univates lança hoje às 19h, curso voltado à Tecnologia da Informação (TI). O modelo de certificação é uma proposta inovadora e visa minimizar um dos gargalos da região que é o vácuo de profissionais na área digital.
O curso será desenvolvido em parceria com empresas locais. De acordo com a coordenadora do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), Simone Stülp, essa certificação é diferente da graduação ou ensino técnico já oferecidos pela universidade.
“Nossa proposta é um curso imersivo com duração de dez meses e conteúdo direcionado ao trabalho em grupo, projetos, programação e estrutura física”, observa Simone. O modelo é inspirado em startups de ensino.
Conforme a coordenadora do Tecnovates, a pandemia acelerou muitos processos de inovação e urge a necessidade de trabalhadores em TI. Neste contexto, a universidade dialoga com empresários para identificar as prioridades e o perfil profissional.
Um dos aspectos é o aumento do trabalho à distância com a possibilidade de prestar o serviço em qualquer lugar do mundo. Esse efeito da globalização também faz com que talentos locais trabalhem para empresas de fora do país. “Nessa rodada de conversas com empresários percebemos a urgência na mão de obra, pois a concorrência por bons profissionais segue em ritmo crescente.”
A expectativa é que as aulas iniciem em março do próximo ano. O evento hoje à noite no Teatro Univates traz este diagnóstico para conectar os jovens às oportunidades de trabalho. Durante a apresentação, tem palestra com o investigador de futuros, empreendedor e professor Tiago Mattos. O tema trata sobre a tecnologia e o futuro do mercado digital.
Cultura digital
O Vale do Taquari surpreende e supera outras regiões por apresentar baixo índice de desemprego e maior oferta de trabalho e formalização. Mas por outro lado, muitos jovens imersos na cultura digital não conhecem as oportunidades disponíveis e não conseguem ter uma perspectiva de futuro profissional.
Essa análise é do CEO da BiMachine, Douglas Scheibler, que destaca a necessidade de atingir os pais e avós dos jovens em ações publicitárias para chegar ao público-alvo. “O estudante do Ensino Médio percebe o trabalho apenas como uma forma de ganhar dinheiro, não como possibilidade de mudar de vida. O nosso grande desafio é esse, conectar e tornar isso mais claro”, reitera Scheibler.
Ainda na avaliação do gestor da BiMachine, o ensino na área de tecnologia precisa ser revisto e aperfeiçoado. Scheibler acredita que o modelo deve ser formatado pela sociedade diante das demandas e necessidades locais. “Na área da TI aprender fazendo gera o melhor resultado.”
Outro aspecto citado como essencial neste processo é fazer com que o jovem compreenda e tenha uma percepção empreendedora. “Em muitos casos já saem ganhando R$ 5 mil, ou até mesmo em dólar, e depois se acomodam, não buscam qualificação.” Nesta condição, Scheibler reitera a importância de várias empresas na região possibilitarem a troca de experiências e, assim, contribuir na formação.
Serviço
O que?
Apresentação do curso de certificação em TI da Univates e palestra sobre tecnologia e o futuro do mercado digital
Quando?
Hoje, às 19h
Onde?
Teatro Univates, em Lajeado
Inscrição?
Vagas limitadas. Inscrição no site da universidade