Em final disputada na manhã deste domingo, 5, na Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha, as gurias do Internacional derrotaram as gremistas nas penalidades e faturaram o terceiro título seguido do Gauchão Feminino. Aos sete minutos, o tricolor abriu o placar com a meia Maiara. Dentro da área, a jogadora aproveitou o rebote da goleira Vivi após chute de Jane Tavares e completou para o fundo das redes.
Mesmo com pouca criação ofensiva e maior volume de jogo das adversárias, as coloradas igualaram o marcador ainda na primeira etapa. Aos 40, a lateral gremista Gisselli tocou com a mão na bola dentro da área e a árbitra Andressa Hartmann assinalou penalidade. Fabi simões cobrou e ajudou o time a levar o empate para o intervalo,
Na etapa complementar, os times alternaram chances, mas não conseguiram alterar o placar. Dessa forma, a decisão foi para os pênaltis. Neles, o Internacional teve a competência necessária e venceu a disputa por 4 a 3. Além do título, houve a manutenção da hegemonia estadual e de um tabu. Desde 2017, não sofre derrota para o rival.