O Grêmio sofreu um revés decisivo na sua luta contra o rebaixamento na tarde deste domingo, 5. Pela 37° rodada do Campeonato Brasileiro, o tricolor empatou em 1 a 1 com o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo. O resultado manteve o tricolor em 18°, com 40 pontos, e a um passo da terceira queda da história para a segunda divisão.
Durante boa parte do confronto, o Grêmio conseguiu segurar o ímpeto corintiano e suportar a pressão que vinha das arquibancadas. O sentimento de “vingança” estampava cantos e faixas da torcida, em alusão ao dia 2 de dezembro de 2007, quando o próprio Corinthians caiu após empate no Olímpico. Aos 39 minutos, Diego Souza recebeu cruzamento de Ferreira, ajeitou no peito e bateu na saída do goleiro Cássio.
No segundo tempo, o tricolor permitiu o avanço dos donos da casa e em vários momentos abdicou do jogo. A estratégia de Vágner Mancini custou caro. Aos 41 minutos, Renato Augusto igualou o marcador com um chute de fora da área, sem chances para Gabriel Chapecó. Com o apito derradeiro, a esperança se transformou em frustração.
Panorama
Para o descenso ser confirmado, basta que Cuiabá (17°) ou Juventude (16°), ambos com 43 pontos, empatem as partidas que vão disputar na noite desta segunda-feira, 6. Caso isso aconteça, o Grêmio não terá mais como ultrapassá-los, pois haverá somente um jogo a feito. Portanto, um panorama de difícil reversão. O time do Mato Grosso recebe o Fortaleza, às 20h, na Arena Cuiabá. Mais cedo, às 19h, o clune de Caxias do Sul enfrenta o São Paulo, no Morumbi.
Na próxima quinta-feira, 9, o Grêmio recebe o campeão Atlético Mineiro, às 21h30min, em duelo válido pela 38° rodada do Brasileirão.