A Associação de Canoagem e Ecologia estará representada neste final de semana por 16 atletas no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, em Cascavel, no Paraná. A competição marca a retomada de provas a nível nacional e é importante para a busca do bolsa atleta por parte dos canoístas.
Diferente do Campeonato Gaúcho, quando a AECA esteve também com alunos das escolinhas de canoagem, apenas a equipe de alto rendimento irá para o Paraná. As provas ocorrem no Lago Municipal Paulo Gorski e marcam o retorno do Brasileiro, que teve a última etapa disputada em 2019.
Para o presidente da associação, Marco Edson Carvalho da Silva, o momento é de comemoração. “É a retomada do nosso esporte em nível nacional. Estamos confiantes e na expectativa de trazer bons resultados para o Vale do Taquari”, aponta.
Segundo ele, os atletas têm potencial de subida ao pódio, o que resultaria na inclusão ao Programa Bolsa Atleta, do Governo Federal. “Como presidente da AECA, espero bons resultados para que a canoagem possa continuar crescendo aqui na região.”
Além dos 16 atletas da equipe do Vale, a Federação Gaúcha de Canoagem estará representada por uma delegação de 95 atletas.