Vereador protocola projeto que substitui diárias por ressarcimento

Câmara de Encantado

Vereador protocola projeto que substitui diárias por ressarcimento

Entre os maiores Legislativos do Vale, o de Encantado é o que mais gasta com viagens. MP pode abrir inquérito sobre idas de parlamentares a Brasília

Vereador protocola projeto que substitui diárias por ressarcimento
Vereador protocolou projeto e procurou o Ministério Público. (Foto: Juliana Pisoni)
Encantado

O vereador Cris Costa (PSDB) protocolou nesta segunda-feira (22) uma proposta de lei que substitui diárias por ressarcimento. De acordo com o texto, o dinheiro é devolvido mediante apresentação de nota e estipula um teto de gastos. Para Brasília, o valor máximo seria de R$ 500 por dia.

Segundo Costa, o projeto já foi apresentado aos demais parlamentares em julho. A proposta veio após uma repercussão negativa do uso de sobras de diárias para comprar cestas básicas. Para o vereador, a publicidade da foto de vereadores com garrafas de espumante em Brasília indica a relevância do projeto.

“Não é o caso de ser oportunista, mas esse é o momento porque foi vexatório o que aconteceu”, afirma Costa.

O vereador conta que esteve em Brasília nesta semana, mas gastou dinheiro próprio para viagem. O parlamentar visitou deputados em busca de emendas ao município, além de participar das eleições prévias do PSDB.

“Lá ouvi algumas coisas, inclusive do vice governador, Ranolfo Vieira Junior, que me perguntou se estava lá com diárias e se iria ter champanhe”.

Na semana passada, uma assessora da presidente da Câmara, Andressa Yê, publicou nas redes sociais a foto de um combo de espumante em um restaurante na capital federal. Levantamento do Grupo A Hora mostra que o Legislativo de Encantado é o que tem maiores gastos entre os seis maiores municípios do Vale.

A defesa de Yê

A presidente da câmara, Andresa Yê (MDB), usou a tribuna para se defender das alegações. Conforme ela, os gastos com viagens são necessários para buscar verbas para o município. “Gastamos porque nós vereadores estamos incansavelmente trabalhando em busca de recurso”, diz.

Conforme Andresa, os parlamentares já angariaram neste ano R$ 1,5 milhão por meio de emendas. Ela afirma ainda que a estátua do Cristo proporciona mais investimento público a Encantado. “O Cristo colocou Encantado aos olhos do mundo. Não podemos perder a oportunidade de fazer a nossa cidade crescer, e crescer com qualidade, através de um turismo profissional”.

O vereador Cris Costa (PSDB), autor do projeto de lei que troca diárias por ressarcimento, disse que entrou em contato com o Ministério Público. A promotora Daniela Pires Schwab teria se disposto a abrir um inquérito.

Acompanhe
nossas
redes sociais