A cidade de Lajeado é a segunda colocada no Ranking de Competitividade dos Municípios – atrás apenas da capital gaúcha, Porto Alegre. Realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a plataforma Gove, o ranking tem o objetivo de fazer diagnósticos e contribuir para direcionar a atuação dos líderes públicos municipais em todo país.
Segundo o prefeito, Marcelo Caumo, o ranking reafirma o destaque da cidade no Rio Grande do Sul e no Brasil, tanto por sua competitividade quanto pelos bons indicadores sociais e econômicos. Além disso, ele destaca que isso é fruto de uma construção histórica do município.
“Em Lajeado, o trabalho conjunto entre poder público, setor empresarial e comunidade se reflete não só em bons números, mas, principalmente, em uma cidade cada vez melhor para se viver e fazer negócios”, avalia.
Lajeado avançou sete posições no ranking geral – que inclui todos os 411 municípios brasileiros -, e passou da 37ª para a 30ª posição. Além de manter a 2ª colocação entre os municípios gaúchos, Lajeado também ficou novamente entre as dez melhores cidades da Região Sul.
O ranking, composto por 65 indicadores organizados dentro de 13 pilares temáticos e três dimensões, avaliou dados de 411 municípios com mais de 80 mil habitantes de todo o Brasil. O estudo é composto por indicadores oficiais, baseado em dados de 2018 a 2020, em três dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.
“Nosso desafio é não só manter esses bons indicadores em áreas essenciais como saúde, educação e segurança, como trabalhar para melhorá-los a cada ano”, conclui o prefeito.