Bom Retiro do Sul amplia ações de combate à dengue

Prevenção ao Aedes Aegypti

Bom Retiro do Sul amplia ações de combate à dengue

Após surto do primeiro semestre, com um óbito registrado, município aproveita a semana nacional contra a doença para seguir com mobilização

Bom Retiro do Sul amplia ações de combate à dengue
(Foto: Divulgação/Fernando Dias/AI Bom Retiro do Sul)
Vale do Taquari

No ano em que a pandemia do covid-19 teve seu momento mais crítico, outra doença apareceu com força no Vale do Taquari. Foram 760 casos de dengue na região de abrangência da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) no ano de 2021, contra nenhum registro no ano passado.

Município com o maior número de casos ao longo do surto, Bom Retiro do Sul quer evitar nova surpresa nesse novo período de calor. Foram cerca de 640 casos e um óbito desde janeiro. A partir do Dia Nacional de Combate à dengue, no último sábado, 20, as mobilizações se espalham pelo município, com o início da semana alusiva à prevenção contra a doença.

O fiscal da Vigilância Sanitária do município, Alessandro Martins, afirma que a organização do setor começou ainda no mês de outubro. “Aprendemos a lição com o nosso susto no começo do ano, então nossas ações vem sendo contínuas”.

10 Minutos contra o Aedes

O Ministério da Saúde recomenda para os municípios a adesão à campanha “10 Minutos contra o Aedes”, que consiste em um processo de conscientização coletiva, para que cada pessoa tire dez minutos do seu dia para vistoriar seu terreno. Bom Retiro do Sul incrementa essa campanha com palestras em escolas, que já ocorrem nas últimas semanas.

Cuidados básicos

Martins alerta a população para as medidas de prevenção contra a aparição do mosquito. “Os principais cuidados, de um modo mais genérico, são cuidar com a água parada em todas as suas formas, desde a bromélia, até a água do teu cachorro que às vezes está a muito tempo parada”, explica.

Confira a entrevista completa:

Acompanhe
nossas
redes sociais