A programação do 75º aniversário da Dália Alimentos terá como primeiro grande evento a inauguração do Matrizeiro ASA – América Sociedade Avícola, no município de Vale Verde. Será no dia 10 de dezembro, marcando o início das festividades que ocorrerão até junho de 2022.
A granja iniciou as operações no ano passado e agora, com 100% da capacidade instalada e em produção, será inaugurada seguindo os protocolos sanitários devido à pandemia. O Matrizeiro ASA contempla um dos programas de produção mais inovadores da cooperativa: o Frango de Corte.
O Matrizeiro ASA, que é de propriedade de um grupo de 37 funcionários da Dália, cuja cooperativa também possui uma cota no empreendimento, possui núcleos de recria de aves e de produção de ovos férteis, estruturado em uma área com barreiras sanitárias que garantem a biosseguridade de todas as dependências e processos. A granja dispõe de moderna tecnologia, com sistemas automatizados de pesagem, distribuição de ração e climatização para assegurar o bem-estar animal.
Fases do programa
A coleta dos mais de 1,35 milhão de ovos mensais é manual. Porém, todos os ninhos são automatizados, assim como o transporte por meio de esteiras, com equipamentos que garantem que todos os processos internos ocorram dentro do prazo estipulado, seguindo o padrão das atividades e do controle sanitário. Selecionados, os ovos são destinados ao Incubatório, em Mato Leitão, segunda etapa do programa, de onde saem os pintinhos com um dia de vida para serem terminados nos nove condomínios de produção, que constituem a terceira etapa da cadeia produtiva. A fase final ocorre no Frigorífico, para o abate e produção dos cortes destinados à comercialização, em Palmas, na cidade de Arroio do Meio.
Tecnologia em todas as etapas
Em 25 de junho de 2020 foi alojado o primeiro lote no núcleo de recria, cujas aves permanecem pelo período de 22 semanas e, posteriormente, são transferidas ao núcleo de produção, onde são alojadas por 44 semanas. “Temos muito a comemorar, pois o Programa Frango de Corte dispõe de excelente tecnologia em todas as suas etapas e, assim como as granjas de produção leiteira, tem servido como modelo de arranjo produtivo para as pequenas propriedades rurais viabilizarem suas atividades”, comenta o presidente-executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas.