Muitos contribuintes conhecem o programa, porém o número de participantes ainda está muito aquém do que as nossas entidades precisam em termos de valores para investimentos. Não é novidade que pessoas físicas e jurídicas podem doar parte do Imposto de Renda (IR) devido para fundos sociais que destinam os recursos a organizações de todo o país. A doação, que é deduzida do IR, pode ser feita no ato de preenchimento da declaração, sem custos, e o resultado final é de extrema importância para o bem-estar de milhares de crianças, adolescentes e idosos.
O modelo é simples. Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto, sendo 3% para os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% aos fundos do Idoso. A doação não interfere em outras deduções da declaração e, reforço, não gera custos adicionais para o contribuinte. As empresas podem doar até 1% do mesmo tributo. Em Lajeado, diversas entidades já foram beneficiadas e outras buscam iniciar campanhas neste sentido. A população lajeadense costuma auxiliar. Mas o apoio pode ser muito maior. Afinal, é um gesto nobre por parte do contribuinte. E simples.
#TamoJunto
O governo de Teutônia lança um novo programa a partir deste sábado. A 1ª edição do projeto “#TamoJunto” inicia às 13h30, no Clube Canabarrense. A ação é organizada pelas secretarias de Assistência Social e Habitação e de Saúde. O objetivo é incentivar a valorização do respeito e da cumplicidade entre homens e mulheres, e contribuir para a construção e o fortalecimento de relações colaborativas nos ambientes familiares, sociais e de trabalho. O evento contará com a presença dos consulados do Grêmio e Internacional, ônibus da saúde, sorteios de brindes, atrações musicais, antigomobilismo (carros antigos), brinquedos infláveis, lanches e demais atrações.
Flow Park na orla do Taquari
O governo de Lajeado projeta novidades para o Parque Ney Arruda, localizado entre as ruas Bento Gonçalves e Osvaldo Aranha, quase às margens do Rio Taquari. E a novidade atende aos skatistas e apreciadores do esporte. A proposta é construir uma pista Flow Park. O projeto foi apresentado ontem ao prefeito Marcelo Caumo, e está sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan).
Cursos fantasmas
A prática é conhecida no país. E são raras as punições. Mas elas ocorrem. Em maio deste ano, por exemplo, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina condenou um vereador de Tubarão e sua assessora por ato de improbidade administrativa, consistente no uso de verbas públicas para favorecimento individual. Segundo a denúncia do Ministério Público, ambos viajaram para Recife (PE) com passagens, hospedagem, alimentação e diárias bancadas pela Câmara Municipal, com o objetivo não cumprido de participar de um seminário sobre administração pública. Em outros casos, o curso até existia. Mas os parlamentares optaram por não cumprir a agenda prevista.
Futuro do Porto
O contrato emergencial entre o governo de Estrela e a empresa Nutritec, referente à cessão onerosa de uma área do complexo portuário, se encerra na próxima semana, mais precisamente no sábado, dia 27. O acordo inicial era de seis meses, conforme exige as regras para a dispensa de licitação. Por ora, o município ainda não se manifestou oficialmente sobre uma eventual renovação deste primeiro contrato. Por outro lado, a empresa de suprimentos agropecuários segue anunciando melhorias e, inclusive, a pintura de um dos maiores murais do mundo, que será produzido nos silos.
• O governo de Lajeado acerta em cheio ao buscar uma empresa especializada para traçar os novos rumos e desenhos da Rua Júlio de Castilhos. Afinal, a principal via comercial da cidade carece de vitalidade urbana. E árvores, é claro.
• A empresa Assessoria e Gestão Administrativa Pública (Agap) vai realizar mais um simpósio nos dias 23, 24, 25 e 26 de novembro. E a pergunta é: algum vereador de Encantado vai utilizar (de novo) os recursos do contribuinte para apreciar tal evento?
• Coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Juliano Pedroso deixou o cargo na semana passada, um pouco antes do simulado da enchente. Quem assume o posto é o sargento da reserva da BM, Gilmar de Souza Queiroz.
• Em Lajeado, a vereadora Ana da Apama (MDB) sugere que a empresa Expresso Azul estude a possibilidade de explorar os espaços nos ônibus do transporte público com publicidade, com objetivo de reduzir o preço da tarifa do transporte público.
• Ainda em Lajeado, o presidente da Câmara, Isidoro Fornari, sugere a utilização de áreas públicas para instalação de infraestrutura para captação de energia solar.
• Em Encantado, o projeto de lei que concede desconto no IPTU segue parado no plenário.
• A 9ª Vara Federal de Porto Alegre proibiu cinco pessoas e uma empresa de aviação de realizarem pulverização área de agrotóxicos nas lavouras de arroz existentes em suas propriedades, localizadas na região de Nova Santa Rita.
• O Programa Família Acolhedora, realizado pela Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre (Fasc) em parceria com o Abrigo João Paulo II, estão com as inscrições abertas. No Vale do Taquari, a importante medida ainda não foi implementada.