O Lajeadense terá mais um ano na Divisão de Acesso. A derrota por 3 a 1 para o União Frederiquense, em Frederico Westphalen, eliminou o Alviazul nas semifinais da competição. Marquinhos, Gabriel Rossetto e Júlio César fizeram os gols do Leão da Colina, que garante a primeira vaga na elite do futebol gaúcho para 2022. Wendel descontou nos minutos finais.
O começo do jogo foi de equilíbrio. A equipe de Lajeado manteve o controle da partida nos primeiros minutos, mas sem criar chances de gol. Depois dos 10 minutos, os donos da casa partiram para cima e exigiram pelo menos duas defesas do goleiro Kevin. Aos 24 minutos, em jogada pelo lado direito, Marquinhos cruzou, a bola passou por toda a defensiva e foi para o gol.
O Lajeadense sentiu o gol e passou a ter ainda mais dificuldades. O técnico Gelson Conte teve um problema na sequência, quando perdeu Júlio César por lesão, com a entrada de Marquinhos em seu lugar.
Na volta do intervalo, mais duas trocas, com as entradas de Érison e Cambraia nas vagas de Luca Giovanella e Darlã. E o Lajeadense sequer teve tempo para se realocar em campo. A dois minutos da etapa final, o goleiro Kevin falhou após recuo de Dadalt, e entregou a bola nos pés de Gabriel Rossetto, que apenas empurrou a bola para a goleira vazia.
Gelson Conte ainda mandou a campo Maycon Bamberg e Nascimento, nos lugares de Marlon e Alan Bald. As alterações não surtiram efeito. Aos 35 minutos, após contra-ataque, Júlio César fez o terceiro e encaminhou a vitória do União Frederiquense. Aos 48 minutos Wendel marcou um golaço e diminuiu para o Alviazul.
O União Frederiquense se garantiu na final da Divisão de Acesso e espera pelo vencedor do confronto entre Guarany de Bagé e Avenida, que empataram em 1 a 1 ontem e decidem a vaga no próximo domingo.