Um universo de possibilidades para os estudantes do Ensino Médio

Produzido por Estúdio A

Um universo de possibilidades para os estudantes do Ensino Médio

A ampla e diversificada estrutura da Univates estará à disposição das turmas do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado, a partir de 2022

Apresentado por

A partir do próximo ano letivo, o endereço dos cerca de 200 estudantes e dos mais de 20 professores do Ensino Médio do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado, será o prédio 1 da Univates. A nova estrutura, denominada de Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo – campus Univates, é uma das novidades que compreenderá a proposta do Novo Ensino Médio da instituição, baseada no desenvolvimento de múltiplas habilidades, conforme determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Mas os estudantes não terão acesso apenas às amplas e arejadas salas do primeiro prédio do campus. A partir de 2022, toda a estrutura da universidade estará à disposição das turmas, professores, equipes pedagógica e de orientação, e da direção, que estarão instalados no mesmo prédio. Para o diretor do GA, Edson Wiethölter, o novo Ensino Médio, aliado à expertise e à estrutura da Univates, proporcionará o desenvolvimento de atividades com alta performance e resultados. “O nosso estudante terá espaços diferentes, protagonizando novos cenários, interagindo com a comunidade e se autodescobrindo como ente da sociedade para deixar o seu legado e chegar muito mais qualificado ao Ensino Superior.”

Modelo

A parceria das duas instituições dará um novo norte à educação, com disrupturas, novidades, tecnologia, inovação e cientificidade. “E serão conquistas com a marca GA, que hoje detém o maior Ensino Médio privado da região. O nosso estudante estará no cerne da educação, será o protagonista e os professores cada vez mais gestores do processo de aprendizagem. Esse modelo já vem chamando atenção dentro e fora do estado, com consultas e visitas para conhecer esse projeto inovador, que ampliará as habilidades socioemocionais, cognitivas, científicas e de autonomia, preparando o estudante para o mercado de trabalho”, enfatiza o diretor.

Um universo de possibilidades

Desde o começo deste ano letivo, o universo da Univates faz parte da rotina das turmas do 9º Ano ao Ensino Médio. Porém, a partir de 2022, o campus será para as três séries do Ensino Médio, pois as turmas do 9º retornarão para o prédio escolar situado no Bairro São Cristóvão.

Segundo a coordenadora do 9º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio do GA, Rosilene König, haverá uma imersão em tudo o que a Univates colocará à disposição do GA. “Nossos estudantes serão instigados para novas possibilidades e horizontes, com muita pesquisa e conhecimento, que ajudarão a definir o que gostariam de seguir no futuro”, enfatiza.

Foto: Divulgação

Principais estruturas à disposição do GA

Prédio 1: o primeiro prédio da Univates, com 39 salas, receberá as turmas do GA, que ficarão no primeiro andar, assim como a direção e os setores administrativo, pedagógico e de orientação.

Laboratórios: com agendamento prévio e auxílio de monitores, o processo de aprendizagem será fomentado com atividades nos diferentes laboratórios da instituição, como de Informática, Ciências, Química, Automoção, Saúde, Biologia, Física, Matemática, História, Pedagogia, Desing, Marketing, Finanças, Industrial, Engenharia, entre outros.

Biblioteca: todos os alunos do GA terão login e senha para retirar livros. Também utilizarão o espaço para trabalhos de pesquisa e estudos.

Teatro: turmas do GA terão oportunidade de participar dos diferentes eventos oferecidos pela Univates.

Complexo esportivo: toda a estrutura, que conta com pista atlética, campos e ginásio, será utilizada pelos estudantes do Ensino Médio.

Centro de Convivência, área do Laguinho e demais áreas ao ar livre: para incentivar as inter-relações e amizades, turmas terão acesso aos renovados espaços ao ar livre, com monitoramento e acompanhamento.

Museu: local, que é aberto à comunidade, também será explorado pelos estudantes.

Circulação e segurança

A coordenadora Rosilene reforça que os estudantes terão liberdade de circular por todos os ambientes da Univates, mas sempre com monitoramento de professores, orientadores ou coordenadores do GA. “Nos horários de aulas, serão os professores que os acompanharão, com agendamentos prévios. No início e final das aulas, inclusive no intervalo, teremos pessoas responsáveis para fazer o monitoramento.”

Sobre a chegada e saída do campus, ela salienta que ocorrerá no prédio 1. “Os pais ou responsáveis terão acesso ao estacionamento para deixar ou pegar os filhos, mas muitos hoje ocupam à área permitida para parada, que fica próxima do ponto de ônibus. A mesma logística deve seguir a partir do ano que vem”, finaliza.