Atletas do Vale disputam Pan-Americanos

padel

Atletas do Vale disputam Pan-Americanos

Eventos ocorrerão em Balneário Camboriú e Mar Del Plata, entre novembro e dezembro

Atletas do Vale disputam Pan-Americanos
Graças às diversas quadras espalhadas no Vale, os atletas de padel alcançam bons resultados. (Foto: Ezequiel Neitzke)
Vale do Taquari

O Vale do Taquari se tornou uma potência no Padel. Em todas as competições seja nível estadual, nacional ou sul-americano, temos atletas da Região se destacando. A prova disso foi a convocação de nove jogadores para a disputa de dois Pan-Americanos.

Entre os dias 24 e 27 de novembro, Leila Quaresma da Silva, Karine Bagatini Diedrich, Belquiz Slagenhaufi, Marcelo Antônio Borges e Ricardo Luís Diedrich disputarão o título do Pan-Americano Sênior e Ladies Brasil 2021, em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Já em dezembro, entre os dias 10 e 12 ocorre o Pan-Americano amador. Ele será disputado em Mar Del Plata, na Argentina. Foram convocadas Vanessa Gallas, Bruna dos Santos, Isadora Pedotte e Maria Clara Bagatini Diedrich.

Crescimento da modalidade

Um dos grandes incentivadores do Padel no Vale do Taquari, Ricardo Diedrich comenta que o desenvolvimento da modalidade começou a partir da entrada de professores especializados nos clubes. “Os atletas começaram a treinar, não somente jogar, e isso com certeza fez a diferença.”

Diedrich destaca que possivelmente alguns atletas voltarão com troféus. “Já fui campeão em 2019, vamos buscar novamente esse título.”

Um exemplo desse crescimento está retratado em Maria Clara Bagatini Diedrich e Isadora Padotte. Ambas disputaram a seletiva para o Mundial nas categorias Sub-14 e Sub-16, respectivamente, mas não obtiveram sucesso. Desde o fim do torneio, passaram a se dedicar ainda mais ao esporte e na seletiva para o Pan-Americano foram campeãs na sexta categoria, superando mulheres mais velhas e experientes.

No mesmo caminho

Filha dos atletas Ricardo Diedrich e Karine Bagatini Diedrich, Maria Clara cresceu assistindo os pais disputando campeonatos, ganhando títulos e evoluindo na modalidade. Faz um ano e meio que iniciou no esporte e desde então teve um crescimento significativo. “Acreditava que demoraríamos mais tempo para ir bem nos campeonatos. Não esperávamos essa convocação. Estou muito feliz com toda evolução.”

Para ela, ter essa experiência é muito gratificante. “Muitas expectativas estão sendo criadas para este evento, porém o mais importante serão as novas experiências que vou viver, a evolução do jogo e o amadurecimento dentro quadra.”

Parceira de Maria Clara, Isadora destaca que não imaginava ter essa evolução rápida. “Ainda temos que evoluir muito para chegar em nossos objetivos, que é jogar cada vez melhor.”

Sobre a participação no Pan, a atleta espera alcançar um bom resultado, mas sabendo que será difícil pela qualidade das advesárias.

Rifa beneficente
As atletas Vanessa Gallas e Bruna dos Santos estão arrecadando recursos, por meio de uma rifa beneficente, para participar do evento na Argentina. Interessados podem entrar em contato pelos telefones 051 9 98805129 (Bruna) ou 051 9 85387662 (Vanessa) ou ainda por meio da página Padel In Family, no Instagram.

Como funciona a convocação
Todo ano, ocorre o Campeonato Brasileiro com diversas etapas. Durante o torneio, os atletas vão somando pontos nas respectivas categorias e os melhores são convocados. Em razão da pandemia, o Brasileirão não ocorreu em 2020 e em 2021, sendo assim, a Confederação Brasileira de Padel (Cobrapa) promoveu três seletivas – Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Cada etapa classificava duas duplas por categorias.

Acompanhe
nossas
redes sociais