A Univates promove hoje o 5º Fórum Regional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O evento virtual ocorre a partir das 14h, com o painel “A mulher no âmbito do trabalho”. Às 16h, o tema será “Ações práticas de empoderamento da mulher”. Por fim, o último quadro do fórum terá como tema principal “As várias faces da misoginia”, com início às 19h. Na retaguarda da programação, Flávio Meurer, Regina Jungles, Elisabete Barreto Müller, Gisele Dhein e Sandro Fröhlich. Eles representam os cursos de Direito, Jornalismo e Psicologia, além do Projeto de Extensão Maria da Penha. As inscrições estão no site da Univates. É gratuito. E vale muito a pena!
O efeito Bolsonaro
A provável filiação de Jair Bolsonaro (sem partido) no PL vai mexer no tabuleiro político. Na região, os principais representantes do DEM já estão com um pé e meio no PL. É o caso do pré-candidato a deputado federal, Felipe Diehl, que já iniciou conversas com os atuais líderes locais do partido. Em Estrela, o PL é liderado por Renata Becker. Em Lajeado, o presidente é Everton Giovanela. O PL também projeta receber um pré-candidato ao governo estadual. Trata-se do Ministro Ônix Lorenzoni, que já foi filiado ao partido.
O APL e os novos negócios
O programa Arranjo Produtivo Local (APL) tem como principal objetivo estimular alternativas que viabilizem a sustentabilidade social, econômica, ambiental e cultural das pequenas, médias e grandes empresas (e empresários) de um determinado setor. Na região, além do APL das agroindústrias, com atuação mais destacada nos picos mais altos do Vale do Taquari, a recente criação do APL de alimentos e bebidas trouxe mais um alento para a nossa economia. E, logo de cara, já apresentou oportunidades.
A equipe será coordenada pela CEO da Fruki, Aline Eggers Bagatini. Já são 22 empresas associadas. E, em entrevista ao programa Frente e Verso, a empresária instigou os empresários da região ao apresentar uma lista de insumos que a Fruki precisa buscar em outras regiões do estado, e que poderiam ser fabricadas dentro da nossa própria aldeia. Ela citou os rótulos de plástico, garrafas de vidro, latinhas, aromas, filme plástico e tampas plásticas. A mesma lista deve ser apresentada pelas outras associadas do APL, gerando novas sugestões de negócios. E isso já é um início e tanto!
ERS 130 e o imóvel do DAER
O governo de Lajeado retificou o edital de licitação para as obras de construção de vias marginais na rodovia estadual ERS-130, no trecho entre o trevo da BRF e as proximidades com o acesso à rodoviária. A concorrência será no dia 10 de dezembro. A obra está estimada em mais de R$ 12 milhões, e será 100% custeada pelo município que, em troca, receberá o imóvel do Daer, localizado no entroncamento entre as avenidas Alberto Pasqualini e Benjamin Constant, no centro da cidade.
De acordo com a retificação, ficam alteradas algumas exigências. Entre essas, a troca de um uma “obra de arte tipo viaduto” por uma “obra de arte especial que contenha execução de fundação e contenção de concreto armado”. Outra mudança é a exigência de Licença Ambiental das instalações de britagem e usina de asfalto a quente, Licença Municipal para extração de argila e basalto, e também um registro de licenciamento junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral.
Secretários na locomotiva
O secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, é mais um integrante do alto escalão do governo de Eduardo Leite a curtir o passeio do Trem dos Vales. Antes dele, Rodrigo Lorenzoni também havia apreciado o belíssimo roteiro entre Guaporé e Muçum. Aliás, durante os passeios do fim de semana passado, Santini estava acompanhado do também secretário de Estado, Luiz Carlos Busato, responsável pela articulação com os municípios.
• Em Encantado, e por um período de 15 dias, o suplente de vereador Nédio Lasta (PP), o popular “Chaveirinho”, ingressou no lugar de Valdecir Cardoso (PP).
• Ainda em Encantado, o vereador Diego Pretto (PP) sugere a remodelação da pista de skate pública no caminhódromo, “aos moldes da nova estrutura construída na orla do Guaíba em Porto Alegre, com as devidas proporções”.
• Em Estrela, o Ministério Público segue investigando a possível “preterição de aprovados em concurso público (Edital n. 03/2018)” para os cargos de Assistente Social e Psicólogos.
• O MDB realiza mais um encontro regional no Vale do Taquari, dentro do projeto Caminhos do Rio Grande. O evento ocorre amanhã, às 19h, no plenário da Câmara de Lajeado.
• O PP também realiza evento regional nesta quinta-feira. O encontro será na sede da SER São Cristóvão, em Lajeado, a partir das 19h30min, com premiação (brinde surpresa) para a caravana do município que tiver o maior número de participantes.
• Sobre o MDB, segue intensa a disputa interna. Em Lajeado, Márcia Scherer ainda precisa conquistar apoio dos vereadores locais para lutar pela cadeira na assembleia. Em Estrela, Rafael Mallmann segue cotado entre empresários para ser candidato a deputado federal.
• Na sexta-feira, a plenária regional do PT servirá para a base apresentar as deliberações para os futuros candidatos. O evento ocorre no CTG Pagos de São Rafael, em Cruzeiro do Sul, a partir das 19h30min.
• Rede social não é terreno para amadores. E o amadorismo de alguns agentes públicos (incluindo um presidente de Câmara de Vereadores da região) chama a atenção.