Grêmio precisa de aproveitamento de líderes para não ser rebaixado

calculadora na mão

Grêmio precisa de aproveitamento de líderes para não ser rebaixado

Tricolor necessita de ao menos seis vitórias nas últimas nove rodadas para permanecer na primeira divisão. Primeiro desafio é na noite de hoje, contra o Fluminense

Grêmio precisa de aproveitamento de líderes para não ser rebaixado
(Foto: Divulgação)
Estado

Além de lutar contra os adversários diretos na tabela de classificação, o Grêmio começa a disputar uma batalha também contra os números. A derrota para o Internacional no Gre-Nal 434 deixou o Tricolor com 90% de chance de ser rebaixado à Série B. Em nove rodadas, precisa de no mínimo seis vitórias para permanecer na elite do futebol brasileiro. A primeira das nove finais ocorre hoje à noite, na Arena, contra o Fluminense.

O Grêmio terá de buscar um aproveitamento próximo ao dos líderes do Brasileirão para não ser rebaixado. Depois de perder o clássico e ver o Bahia vencer o São Paulo, o principal adversário contra a queda é o Santos, 16º colocado com nove pontos de vantagem.

O clube trabalha com uma projeção de seis vitórias nos nove jogos restantes. Assim, somaria 18 pontos e chegaria aos 44, totalizando um aproveitamento de 60% no período. O líder Atlético-MG tem hoje 65 pontos e 72,2% de aproveitamento. O vice Palmeiras acumula 55 e 61,1%. Já o Flamengo, em terceiro, soma 53 e 63,1%.
Ou seja, para evitar o terceiro rebaixamento da história, o Tricolor precisará de um rendimento igual ao dos melhores times ao longo de 30 jogos na competição.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, que calcula as chances das equipes a cada rodada, o Grêmio tem 92,2% de chance de ser rebaixado.

Desfalques contra o Flu

O Grêmio chega à partida de hoje, às 21h30min, extremamente pressionado. São quatro derrotas consecutivas e vários desfalques para Vagner Mancini.

Para a partida diante do Fluminense, o técnico não terá o lateral-esquerdo Cortez, expulso no Gre-Nal, e o volante Thiago Santos, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Além deles, o goleiro Gabriel Chapecó, o volante Villasanti e o atacante Borja desfalcarão a equipe nos próximos três jogos, pois representarão suas respectivas seleções nas Eliminatórias.

Acompanhe
nossas
redes sociais