O sorriso é parte essencial na construção de uma boa autoestima e de uma vida emocional equilibrada. Contudo, ainda se acredita que este privilégio seja para poucos. Na contramão desta realidade histórica, tem crescido o número de pessoas em Lajeado que transformaram a vida com a reformulação de seus sorrisos. Como? Através dos tratamentos oferecidos pela Oral Unic Lajeado, principalmente por meio de implantes e próteses de protocolo.
Segundo o Dr. Diogo Gibbon, diretor-clínico da unidade, a prótese de protocolo é a melhor alternativa para quem deseja se livrar daquela velha dentadura. Afinal, a conhecida e muito referenciada “chapa”, a prótese tradicional, faz com que a pessoa tenha a sensação de estar com o nariz trancado, já que a peça cobre o céu da boca e prejudica a percepção de sabor.
Além disso, é difícil comer quando precisa morder com os dentes superiores da frente, porque não é possível ter firmeza suficiente para partir o alimento. Isso acontece muito pela entrada de ar entre o arco que sustenta a “chapa” e o céu da boca, pois é o contato do material, a saliva e a pele que ajuda a fixar a prótese tradicional.
“A prótese de protocolo é fixa e instalada sobre pinos de implantes, colocados através de uma tecnologia diferenciada. Na maioria das vezes, conforme estrutura óssea de cada paciente, não é necessário enxerto: um procedimento exclusivo na região. Isso reduz o tempo de adaptação pós-cirurgia e da colocação da prótese”, explica o Dr.
Esse procedimento causa dor ou deixa sequela?
A preocupação com a adaptação e eventuais sequelas é algo comum e esperado. Todavia, a experiência entregue pela Oral Unic se mostra completamente segura. Tanto pelo conceito “All In One” aplicado na clínica, que reúne no mesmo espaço todos os recursos necessários para o procedimento, como médico anestesista e espaço para exames, quanto pelo relato de pacientes.
Quando procurou o tratamento, Heidi Arend, 57, estava insegura com o que poderia acontecer. “Pessoas me diziam para não fazer por causa da dor, do sangramento e da dificuldade de comer. O que tenho vivido tem sido bem diferente. Não há qualquer dor e tudo está mais fácil”, avalia.
Na prática, a duração da cirurgia não passa de 1h30 e a sedação é a mesma usada para endoscopia. Ou seja, o anestesista controla quando o paciente dorme e acorda. Além disso, o paciente sai caminhando da cirurgia. Claro, tendo ao seu lado um acompanhante.
E esse procedimento é seguro para quem tem alguma doença crônica?
Ainda que disponível para todos os segmentos etários, o implante de protocolo é mais demandado por um público com mais de 50 anos, o que agrega uma justa preocupação: a cirurgia pode causar algo para pessoas com histórico de doenças, como diabetes ou problemas cardíacos? A resposta é simples: não.
“Além de seguro por si só, a Oral Unic conta com estrutura completa para garantir o melhor em atendimento, serviços e exames. Somos os únicos em Lajeado com um médico à disposição dos pacientes para consultas e avaliações completas, assim como o serviço de anestesista. Além disso, entregamos a oportunidade de realizar a cirurgia sem gastar a mais por um período no hospital. Tudo para garantir a segurança de todo o processo”, afirma Gibbon.
Os cuidados necessários
Para manutenção da prótese é necessário uma visita anual ao especialista, quando serão realizados procedimentos específicos de higienização e avaliação. Contudo, a limpeza diária é simples e não foge do habitual: escovação e uso do fio dental. Além disso, recomendamos a utilização de um irrigador oral para limpar a região do implante em contato com a gengiva, o que melhora ainda mais.
“É um produto que tem um valor um pouco mais alto do que uma escova ou fio dental, mas é muito útil. Principalmente para limpar vestígios de vegetais, que podem eventualmente se prender no limite da prótese com a gengiva”, explica Gibbon.
A Oral Unic Laejado é uma clínica especializada em implantodontia e com procedimentos de estética orofacial, como lentes de contato dental, ortodontia, alinhadores invisíveis, botox, bichectomia, entre outros. Inaugurada em junho deste ano na Avenida Benjamin Constant, 952, no Centro de Lajeado, os dentistas responsáveis estão à disposição para visitas e avaliações. Para marcar um horário ou ter mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 4064-1400 ou pelo WhatsApp (51) 9-9909-1400.
Passo a passo para o implante de uma prótese de protocolo:
1º – Avaliação e raio-x sem custo;
2º – Planejamento de todo o processo junto com o paciente;
3º – Marcação de todas as consultas necessárias, como dentista, anestesista, médico e para encaminhamentos pré e pós-operatório;
4º – Cirurgia;
5º – No dia seguinte à operação, o paciente prova a “barra”, a estrutura de sustentação da prótese, que a conecta aos implantes;
6° – Aprovada a forma, o encaixe e a aparência, a prótese já é colocada.