GA chega aos 54 anos com desafios inovadores

Produzido por Estúdio A

GA chega aos 54 anos com desafios inovadores

Alicerçado no trabalho realizado até aqui, colégio busca se reposicionar na comunidade regional com Ensino Bilíngue e Ensino Médio na Univates

Apresentado por

Em busca de melhores condições de vida, famílias vindas de diversos locais do interior se estabeleceram no bairro Pirahy, o atual São Cristóvão. Sentindo a necessidade de acolher essas pessoas, membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana (IECLB) de Lajeado fundaram o Centro Social Gustavo Adolfo, que deu origem ao Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, que nesta sexta-feira, 5, comemorou 54 anos de história.

Mais de cinco décadas depois, o GA, como é carinhosamente conhecido, é referência em educação e parceiro da comunidade, e caminha para novos desafios, de forma pioneira no Vale do Taquari. Conforme o diretor Edson Wiethölter, alicerçado em tudo o que já foi feito desde 1967, com segurança e assertividade, o colégio se orienta para o futuro e busca ainda mais interação com a sociedade.

Propostas inéditas

Ele acrescenta que a escola deve ser um ente transformador de seus espaços, de dentro para fora. “Nessa perspectiva, o GA se reposiciona na comunidade regional com dois projetos inéditos a partir de 2022.” Um deles é o Novo Ensino Médio, com aulas nas dependências da Univates e ênfase no protagonismo dos estudantes. “Trata-se de uma releitura, feita com a comunidade local, para projetar pesquisadores, técnicos, entes sociais, para uma sociedade em transformação. Vivemos um momento plural, não há mais desenvolvimento sem união de forças.”

Outro projeto inovador é o bilinguismo para turmas de crianças de 5 e 6 anos de idades. “Estamos há décadas atrasados nesse quesito. Temos que fazer o nosso estudante, a comunidade, a cidade e a região ter o domínio da língua inglesa. O GA está dando o primeiro passo, mas vamos além”, antecipa. Como desafio, a partir de 2023, a meta é levar o Ensino Bilíngue para todas as turmas do GA. Além disso, implantar iniciativas no médio prazo para “nos fazermos perceber e sermos úteis na comunidade, dando voz e vez”, salienta o diretor.

Sustentabilidade

As transformações pelas quais o GA vem passando têm muito a ver com uma frase que serve como cerne para a atual gestão: “O teu futuro se constrói aqui”. Conforme Wiethölter, a meta é trabalhar com processos antecipatórios. “Precisamos, daqui a alguns anos, nos deslumbrarmos com o nosso trabalho. Quanto mais tivermos essa química em que a escola é um ente fundamental, básico e primário numa comunidade, mais teremos a garantia de sustentabilidade, de continuidade. Queremos que todos lembrem o quanto foram felizes com o GA.”

Dia de guloseimas

Em razão dos protocolos de prevenção à Covid-19, os 54 anos do GA foram comemorados com restrições. Mesmo assim, a sexta-feira foi de alegria, integração e agradecimentos. Além da fala do diretor para a comunidade escolar, ressaltando a importância da escola, suas conquistas e novos desafios, os estudantes receberam picolés e guloseimas como forma de marcar a data.

Uma escola, vários sentimentos

Na semana alusiva ao aniversário do GA, depoimentos de representantes da comunidade escolar foram postados nas redes sociais da instituição. E em todos fica evidente o quanto o colégio foi e continua sendo uma referência para aprender, conviver e crescer.

– Ana Carolina Röhsig, presidente do Grêmio Estudantil (GEGA):
“O GA é praticamente uma segunda família. Estudo no colégio desde o 1º ano do Ensino Fundamental e em 2021 finalizo o 3º ano do Ensino Médio. Fiz muitas amizades, com colegas, professores. Aprendi muita coisa e o GEGA foi uma experiência muito bacana. Esse ano me despeço e está sendo muito difícil. Mas a vida é feita de ciclos e agradeço por tudo que a escola me proporcionou.”

– Família Ely:
O casal Sandra e Fabrício, os filhos Ana Carolina, João Pedro e Carlos Eduardo, e a tia dos trigêmeos, Graziela, são a família Ely, mas também podem ser considerados a família GA, pois todos têm ligação com o colégio. Fabrício é ex-aluno, Sandra é ex-aluna e professora nas atividades extracurriculares, as crianças frequentam o 6º ano, e Graziela é ex-aluna e atual psicóloga da instituição. Todos são unânimes em afirmar a importância do GA em suas vidas.

– Neiva Weissheimer, professora:
“É uma grande alegria integrar a família GA. Estou no colégio desde 2005. Meus três filhos fizeram sua caminhada de estudos na escola e hoje, com muita alegria, os meus três netinhos estão na Educação Infantil. É uma grande honra integrar essa equipe. Que a escola sempre preze por sua tradição, mas buscando inovação e excelência, como sempre tem sido.”

GA em números:

– 54 anos completados nesta sexta-feira;
– 655 estudantes, da Educação Infantil (a partir dos 3 anos) ao Ensino Médio;
– 101 colaboradores – 48 professores e 53 funcionários;
– 4.148,92 metros quadrados de área construída, contando com prédio escolar, ginásio de esportes, praças e espaços de convivência.