A informação é do Ministério dos Transportes e chegou ao Vale do Taquari em função da reunião almoço promovido pela Acil, na semana passada, e que contou com a presença do coordenador geral de Obras Públicas do Ministério da Infraestrutura, Roger da Silva Pegas. O fato é: com base em uma ponte construída no estado do Piauí, os líderes regionais aqui dos nossos pagos já sabem que uma nova ponte entre Lajeado e Estrela deve custar algo em torno de R$ 39 milhões.
Fora dos trilhos
Os coordenadores do projeto Trem dos Vales estão preocupados com a segurança do passeio. Para tal, eles iniciaram nesta semana uma ampla campanha para alertar os turistas sobre as restrições referentes à Ferrovia do Trigo. No material, os voluntários reforçam que o acesso de pessoas aos trilhos é expressamente proibido. Aliás, a Rumo já vem batendo nesta tecla faz alguns anos. Mesmo assim, tem agente público que ainda incentiva a prática ilegal.
Pesquisas eleitorais
Faltando menos de um ano para o pleito de 2022, as pesquisas eleitorais seguem movimentando os bastidores da política nacional. A maioria dos institutos, entre eles o XP-Ipespe, DataFolha e o IPEC, aponta para a vitória do ex-presidente Lula. Nesta semana, uma pesquisa da Brasmarket apontou vitória de Jair Bolsonaro ainda no primeiro turno. Ou seja, muita atenção, eleitor.
Troca-troca de secretários
Em Santa Clara do Sul, o governo mudou a equipe de secretários. Edson Mallmann, que era Secretário de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico, assume a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Juventude no lugar de Mauro Heinen, que pediu exoneração do cargo. A Secretaria da Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico volta a ser conduzida por Ana Paula Mallmann. Ela já atuou na função e estava coordenando o Departamento Municipal de Finanças.
Uso de máscaras
Certo ou errado, o prefeito Marcelo Caumo (PP) tem se posicionado durante a pandemia e sem se preocupar com o senso comum e tampouco com as reações de eventuais lacradores. Desta vez, ele incita um necessário debate: o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras. No Instagram, o chefe do Executivo lajeadense provocou. “Com a consolidação da vacinação e estabilização de casos ativos na cidade, podemos repensar o uso obrigatório”. A decisão final é do governo estadual. E o governador Eduardo Leite (PSDB), em campanha, parece não estar disposto a mexer agora neste vespeiro.
Havan e os vereadores
O evento prévio de inauguração das Lojas Havan, realizado na quarta-feira passada, contou com a presença de diversos vereadores de Lajeado. Entre eles, alguns parlamentares contrários ao projeto de lei que altera as regras atuais do comércio aos domingos, extingue as questionadas restrições, e dá maior liberdade aos comerciantes. Ocorre que o empresário Luciano Hang é um declarado defensor da proposta. Aliás, o seu empreendimento é um verdadeiro ícone desta bandeira. Ou seja, e diante de um breve momento de bajulação, os parlamentares deixaram a convicção em casa.
• A construção da nova sede da CACIS de Estrela deve custar em torno de R$ 1 milhão. De acordo com a presidente, Andreia Zwirtes Kich, parte do projeto e licenças já estão aprovados. Será um belíssimo e renovado espaço. As obras iniciam em 2022.
• Cresce a pressão por um movimento suprapartidário no Vale do Taquari. Para muitos articuladores, a união de algumas siglas seria a melhor forma de garantir cadeiras na assembleia e na câmara federal.
• Uma das dobradinhas mais citadas nos últimos dias é: Marcelo Caumo (PP) para Deputado Estadual, e Douglas Sandri (Novo) para deputado federal.
• Em Encantado, e por iniciativa da Câmara de Vereadores, foi criado um abaixo-assinado para solicitar ao Executivo a construção de uma via de escape para a praça de pedágio da ERS-129. E a novidade foi destaque na mídia estadual.
• Os vereadores de Lajeado sugerem a criação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Esta atribuição será incorporada à Comissão de Justiça e Redação.
• Em Encantado, o projeto de iniciativa popular que limita em uma só reeleição o quadro de vereadores foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Bem-Estar Social.