As atletas do Infantojuvenil da Avates seguem rumo ao Equador na próxima segunda-feira, dia 09, para participar do Challenger de Las Americas. A equipe viaja com 12 atletas, além do técnico Estanislao Vachino, o “Vacho” e do preparador físico Alexandre Joanella, o “Roca”. O torneio ocorre na cidade de Cuenca, entre os dias 11 e 14 de novembro, e reúne equipes da categoria Sub-19.
O Challenger de Las Americas é promovido pelo Sercoclub, de Cuenca, e reunirá sete países latinoamericanos: Equador, Brasil, México, Bolívia, Peru, Chile e Colômbia. Cada equipe jogará de sete a oito jogos, em melhor de cinco sets.
De acordo com o técnico Vacho, apesar de ser uma competição com vários países e equipes que a Avates não conhece, o time tem por objetivo a disputa pelas primeiras colocações. Vacho também explica que a altitude de Cuenca foi fator decisivo para a viagem acontecer dias antes do torneio, já que a cidade fica a 2560m do nível do mar, enquanto Estrela reside a 39m. “Vai exigir muito esforço físico das meninas e, chegando antes, damos tempo para elas se acostumarem à altitude”.
Conforme Roca, o torneio permitirá uma grande troca de experiências, já que o time nunca jogou no Equador antes. O preparador físico também considera essa uma oportunidade para a avaliação do desempenho da Avates em competições, principalmente num cenário de pós-pandemia. Tanto Roca quanto o técnico Vacho reforçam a importância da participação em campeonatos e afirmam que a equipe está motivada para os jogos do Challenger.