O programa semanal e multiplataforma, apresentado por Rogério Wink, trouxe em sua primeira edição um visionário nos negócios e referência no mundo corporativo. O diretor do Grupo Charrua, Elvidio Eckert, 87, compartilhou vivências e princípios para o sucesso do empreendimento.
Filho de comerciante, Eckert teve as primeiras experiências no comércio de secos e molhados da família, em Bom Fim, interior de Cruzeiro do Sul. A facilidade com os números é um dom da qual se orgulha e atribui à educação dos pais. Depois de estudar em um seminário para se tornar padre, abriu mão da vocação religiosa e trabalhou com a venda de madeira.
O Grupo Charrua surgiu em 1968, a partir da distribuição de botijões de gás. “Na época, a maioria dos fogões eram a lenha, mas percebi oportunidades com o avanço da tecnologia”, lembra Eckert. A venda de porta em porta aplicada na lenha, facilitou no comércio dos botijões e serviu de inspiração a outras empresas de fora do estado.
No início, foram apenas 170 unidades de gás GLP transportadas. O negócio ganhou proporções e evoluiu tanto ao ponto de reunir hoje, as marcas Transportadora Arco, TRR Charrua Diesel, TRR Arco Diesel, Loja Arco, Arco Gás e Distribuidora de Petróleo Charrua. Este ano, o faturamento do grupo deve superar R$ 2 bilhões.
Nos últimos 12 meses, o conglomerado Charrua cresceu 40% e, para os próximos três anos, prevê um crescimento médio anual de 25% na distribuição de combustíveis e de significativos 90% no setor de gás natural.
Esses dados mostram a dedicação e o empenho de Eckert e sua equipe. O resgate histórico e o compartilhamento de iniciativas são propósitos do programa “O Meu Negócio”. Toda segunda-feira, das 19h às 20h, um convidado especial inspira empreendedores regionais e propõe ações para o sucesso de empresas. A transmissão é pela rádio A Hora 102,9 e nas plataformas digitais do Grupo A Hora.
“Quando se acredita, se aposta e investe”
- Rogério Wink: Quais valores familiares são a sustentação do Elvidio e seus negócios?
Elvidio Eckert – Aprendi a dar o bom exemplo e assim fiz com meus filhos e toda a família. Eles participam da gestão do empreendimento. Eu sigo com as negociações mais acirradas. Quando iniciamos com o gás natural, por exemplo, foi um investimento de R$ 7 milhões, havia receio em dar esse passo, mas a família apoiou e deu tudo muito certo. - Soube que trabalha com seis casas após a vírgula. Como tens tanta facilidade nos números?
Eckert – Muitos deixam o “computador” obsoleto. Precisamos exercitar nosso cérebro e treinar. Essa minha persistência e agilidade com os números foi decisiva em obter o aval da Petrobras, no Rio de Janeiro, para nossa unidade primária de distribuição em Esteio. Os diretores ficaram admirados e apostaram no potencial. É preciso adquirir experiência e ter amor no que se faz. - O que um bom posto de combustíveis precisa ter?
Eckert – Recebemos muitos empresários com vontade de abrir um posto. Mas antes de tudo, é preciso fazer cálculos, um estudo do consumo local e de concorrência. Há alguns anos, o ponto de equilíbrio para um posto de 100 mil litros eram 60 mil. Hoje, essa margem já supera os 100 mil litros e por isso é preciso agregar serviços. A loja de conveniência, equipe treinada e o bom atendimento são aspectos fundamentais. - Qual foi o desafio de renovar a marca da Charrua?
Eckert – Esse projeto iniciou com uma empresa de Porto Alegre e teve a integração do nosso marketing. Retiramos o mapa do Rio Grande do Sul da marca de forma estratégica, com a visão de atender outras regiões do país. - Como se deu a parceria com a Scania e a frota movida a GNV?
Eckert – Somos pioneiros na região Sul ao receber o primeiro caminhão movido a Gás Natural Veicular (GNV), em junho do ano passado. Isso nos deu visibilidade a nível nacional. Começamos com uma carreta alugada, hoje já são mais de 20 e outras 12 encomendadas. O gás é um combustível econômico, ainda falta disseminar mais informações. Nós também transportamos gás natural para as termelétricas em outros estados. É um combustível promissor.
Edição especial
No domingo, 7, haverá edição especial de “O Meu Negócio” direto da Estrela Multifeira. A programação inicia às 14h e terá a participação de expositores e da organização do evento, em uma conversa sobre empreendedorismo. A transmissão será ao vivo pela rádio A Hora 102,9 e o conteúdo do programa estará disponível nas plataformas digitais.