7 Notícias: Mercado financeiro estima inflação de 9,17% para este ano

Destaques da Manhã

7 Notícias: Mercado financeiro estima inflação de 9,17% para este ano

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira (3)

7 Notícias: Mercado financeiro estima inflação de 9,17% para este ano
(Foto: Divulgação/Marcello Casal Jr.)

Pela trigésima vez consecutiva, a estimativa da inflação oficial no país foi de alta, alcançando 9,17% para este ano e 4,55% para 2022. A projeção é do boletim Focus, do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira (1º). O documento reúne previsões de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos.

Nem a alta dos juros foi suficiente para segurar a estimativa do mercado financeiro para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e, pela primeira vez, o patamar é superior a 9%. Na semana passada, a previsão estava em 8,96%.


STF nega autorização para que caminhoneiros fechem rodovias

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de suspensão de 29 liminares concedidas pela Justiça que impedem o bloqueio de rodovias em todo o país. Os caminhoneiros também ingressaram no Supremo contra decisões que impedem protestos nas estradas.

Um movimento grevista foi deflagrado nesta segunda-feira. No entanto, há baixa adesão ao protesto. O Ministério da Infraestrutura informou que não existem pontos de bloqueio pelo país.

Os caminhoneiros alegaram que a proibição de manifestações viola a liberdade de expressão. Também sustentaram que as interdições seriam parciais e não fechariam o trânsito. No entanto, a ministra Cármen Lúcia avaliou que o mecanismo utilizado para contestar as decisões, um mandado de segurança, não é o mais apropriado para o propósito.


Petrobras diz que não antecipa decisões de reajuste de combustíveis

A Petrobras informou na tarde desta segunda-feira (1º) que não antecipa decisões de reajuste de combustíveis e destacou que não há qualquer decisão tomada por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) que ainda não tenha sido anunciada ao mercado.

Mais cedo, em visita à cidade de Anguillara Veneta, na Itália, o presidente Jair Bolsonaro disse à imprensa que soube “extraoficialmente” que um novo aumento dos combustíveis está sendo planejado pela Petrobras para daqui a 20 dias.


Podemos divulga convite para evento de filiação de Sergio Moro

O Podemos começou a divulgar nesta segunda-feira (1º) o convite para a filiação do ex-ministro da Justiça Sergio Moro ao partido. O evento está marcado para o dia 10 de novembro, às 9h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

No convite, a imagem Moro aparece à frente da bandeira nacional. Também foi incluído o slogan “Juntos, podemos construir um Brasil justo para todos”.

A pretensão do partido é de que Moro concorra à Presidência da República em 2022.


Líderes mundiais assumem compromisso com o fim do desmatamento até 2030

O compromisso de mais de 100 países com o fim do desmatamento até 2030 é o destaque do segundo dia da cúpula da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), realizada em Glasgow, na Escócia. Uma declaração assinada por 105 países, incluindo o Brasil, sela o comprometimento por ações coletivas para deter e reverter a perda florestal e a degradação do solo até 2030. Ao mesmo tempo, o documento destaca o acordo para o desenvolvimento sustentável e a promoção de transformações rurais que sejam inclusivas.


Agropecuária é parte da solução para mudanças climáticas, diz ministra

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, afirmou nesta segunda-feira (1º) que a agropecuária, realizada de maneira sustentável, é parte da solução para um duplo desafio: mudança do clima e segurança alimentar.

Segundo a ministra, até 2030 o objetivo brasileiro é disseminar as tecnologias de baixa emissão de carbono a mais 72 milhões de hectares de terras agricultáveis sem necessidade de converter novas áreas à atividade produtiva. Com isso, a previsão é de que seja mitigada a emissão de mais de 1 bilhão de toneladas de carbono (CO²) equivalente.


Uruguai reabre fronteiras e investe na promoção do turismo entre os gaúchos

Nesta segunda-feira (1), o Uruguai reabriu as fronteiras para turistas estrangeiros de todas as nacionalidades, mediante exigências como o esquema vacinal completo.

Os visitantes não precisarão realizar quarentena em solo uruguaio, mas todos os maiores de 18 anos deverão apresentar o passaporte vacinal para comprovar o recebimento da imunização de duas doses contra a Covid-19, válido por no máximo nove meses. Serão aceitas todas as vacinas aprovadas pela Organização Mundial ad Saúde (OMS), incluindo a Coronavac, amplamente aplicada no Brasil e no próprio Uruguai.

O país aposta no investimento em promoção turística como uma de suas prioridades, principalmente em relação aos visitantes gaúchos. Tanto é que participará nesta semana da 33ª edição do Festuris, uma das maiores feiras de negócios em turismo, que volta a ser promovida em Gramado, na Serra, divulgando seus destinos e atrativos turísticos.

Acompanhe
nossas
redes sociais