As pessoas estão mais ansiosas, deprimidas e irritadas com todo este cenário social? E quando elas fazem psicoterapia, esses sintomas são reduzidos? Essas foram as questões propostas pelo Vale a Vida, projeto de pesquisa liderado pela Univates e com participação da Unisc e UERGS. E, pelos resultados alcançados, a resposta é “sim” para as duas questões.
A informação foi confirmada pela psiquiatra Luiza Lucas em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, na manhã deste sábado (30). Segundo a profissional, a partir de março de 2020 quase 300 pessoas realizaram sessões de psicoterapia viabilizadas pelo projeto, o que deixou claro o quanto todas estavam mais ansiosas e depressivas.
“Você pode observar que está com transtorno de ansiedade quando se deita e não consegue dormir, pensa muito no próximo dia, acorda toda hora. Além disso, há os ataques de pânico, que se manifestam com falta de ar e dor no peito”, explica.
O projeto Vale a Vida recebeu neste mês o Prêmio David E. Zimerman, como melhor trabalho de Psicoterapia do XV Congresso Gaúcho de Psiquiatria. Quem quiser participar precisa correr: esta é a última semana de inscrições. Mais informações estão disponíveis em www.valeavida.com.br.
Confira a entrevista na íntegra: