Investir em iniciativas que contribuem para reduzir os efeitos da pandemia na comunidade é o objetivo do edital Fundo Nossa Parte Pelo Todo, do Instituto BRF, que foi dividido em quatro etapas. Na terceira fase, a Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) foi uma das iniciativas contempladas, com o projeto Vidas na Quarentena.
A proposta foi uma das selecionadas na frente Segurança Alimentar e Proteção Social, e busca identificar as demandas de atendimento das crianças, adolescentes e famílias atendidas pelos três centros da Slan.
De acordo com a assistente social da entidade, Tamara Vedy, o projeto consiste em uma capacitação dos colaboradores da instituição com um profissional da área da saúde mental, a fim de acolher da melhor forma as necessidades dos assistidos durante o período de pandemia.
“A proposta é que eles façam relatos ou desenhos sobre a rotina neste período. Isso resultará no diário da quarentena e, por meio dele, serão identificadas as demandas de atendimento e encaminhadas para a rede socioassistencial”, destaca Tamara. Os 45 relatos e 45 desenhos serão impressos e distribuídos nos centros da Slan e no Instituto BRF.
50 selecionados
No total, foram recebidas mais de 370 inscrições nas quatro etapas do edital, e 50 iniciativas foram selecionadas, somando R$ 1,8 milhão em investimentos. Os projetos foram divididos em áreas como a Geração de Trabalho e Renda, Saúde e Ações Emergenciais, Segurança Alimentar e Proteção Social. A última fase ainda será divulgada.
“Desde o início da pandemia temos voltado nossos esforços em ações de apoio nas comunidades onde a BRF está presente. Nosso compromisso é diminuir os efeitos causados pela Covid-19 nesses locais e aumentar a resiliência dos que vivem em situações vulneráveis”, comenta Bárbara Azevedo, gerente do Instituto BRF.
Participaram do edital organizações da sociedade civil (OSCs), prefeituras, governos estaduais e hospitais com propostas que contemplaram atendimentos gratuitos pela rede SUS. Nesta etapa, foram escolhidos projetos nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Editais anteriores
Nas duas primeiras etapas do edital, outras duas entidades de Lajeado foram contempladas. Na primeira, a prefeitura de Lajeado foi selecionada com a iniciativa para Inclusão Produtiva e Interação Social, na frente na frente Geração de Trabalho e Renda. Na segunda, foi a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento (Fuvates), com o programa de reabilitação da pessoa acometida por covid-19, na frente Saúde e Ações Emergenciais.