Atenção, prefeitos. O Vale do Taquari possui uma Casa de Passagem para mulheres (e suas crianças) vítimas de abusos e maus tratos domiciliares. Ou seja, é um espaço que as protege do pior dos agressores, o próprio companheiro, e possibilita que a vítima não precise seguir sob o mesmo teto de quem a espanca ou humilha. Não é preciso detalhes para que o leitor entenda a importância desse espaço de acolhimento, certo? Errado.
Mesmo com todas as obviedades acerca da importância da Casa de Passagem do Vale do Taquari, apenas 13 entre as 38 administrações municipais da região possuem convênio com o espaço. Ou seja, apenas as moradoras de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Capitão, Santa Clara do Sul, Teutônia, Coqueiro Baixo, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Sério e Bom Retiro do Sul contam com a proteção. E o investimento é irrisório.
Articulação
A vinda do secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa Vieira, foi propagada como um exemplo de articulação política. No fim, ele simplesmente não veio para a Reunião-Almoço da Acil e acabou “melando” parte das boas intenções de líderes regionais, que prepararam um amplo e contextualizado documento oficial para ser entregue ao assessor direto do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Passada a decepção, restou a certeza de que ainda estamos muito aquém em se tratando de intermediação com Brasília.
Mobilidade urbana
Na edição de terça e de quinta-feira, escrevi sobre ciclovia intermunicipal entre Estrela, Colinas e Imigrante e, também, sobre os deteriorados espaços para ciclistas na principal cidade do Vale do Taquari, a nossa pujante Lajeado. Ontem, novamente recebi informações de leitores que compactuam com o necessário investimento. E eu vou compartilhar o relato de um deles.
“Moro próximo à Av. Benjamin Constant, nas proximidades do Jardim Botânico, e esta semana meu filho sofreu um acidente de bike ao colidir com uma ciclista que vinha em sentido oposto, pois ambos foram desviar de uma pedestre que caminhava pela ciclovia. Minha questão é em relação às calçadas, visto que uma lei municipal obriga o proprietário do terreno construir e manter a mesma em condições para uso público”,
Dito isso, o leitor questiona: “por que na área que cabe a prefeitura municipal (Jardim Botânico) não temos calçadas em nenhum dos lados? Uma avenida que é muito utilizada para prática de caminhada, deveria ser totalmente calçada, mas, se nem a prefeitura a faz, como cobrar dos proprietários, sendo que muitos são investidores, que não o farão sem pressão? Acho que isso já auxiliaria em muito a segurança”, resume. E ele está 100% certo!
Liberdade de expressão
O linchamento virtual contra o atleta de vôlei (e pai de família) Maurício, campeão olímpico pelo Brasil e “acusado” de homofobia, é mais uma prova de que a liberdade de expressão está sob risco. Os inquisidores, muitas vezes, são os guardiões dos direitos, da verdade, dos bons costumes e da moral coletiva. E foram à farra, claro, como se não soubéssemos o que muitos falam entre quatro (ou mais) paredes. Não é? Ora, esse é um movimento perigoso e que tende a aumentar a segregação. A censura, o ódio e o linchamento não são caminhos aceitáveis. Assim como ele, outros tantos estão sujeitos a erros. Ou só você nunca errou?
Biometano suíno
Em Sorriso, no Mato Grosso, avança o projeto de desenvolvimento de biometano suíno pela Univates, coordenado pelo professor Odorico Konrad. Temperatura, umidade, disponibilidade de matéria prima e outras peculiaridades distintas do Vale do Taquari viabilizam a produção de forma mais constante e barata. Nesta semana, foi anunciado o 1º caminhão movido pelo biocombustível no Brasil. E tem a marca da Univates!
• O Distrito Federal vai suspender o uso de máscaras ao ar livre a partir do dia 3 de novembro. O Rio de Janeiro também avança nesta ideia. E por aqui? Até quando as pessoas vacinadas serão tolhidas do direito de bem respirar em áreas abertas?
• Em Encantado, 49 dos 56 taxistas cadastrados compareceram para a vistoria realizada na quinta-feira.
• Na quarta-feira, imprensa, autoridades e outros convidados conheceram o lado inovador do aterro sanitário de Lajeado, que optou pelo necessário tratamento do chorume, algo ainda incipiente em boa parte do Estado e do país.
• O projeto de lei que aumenta em 10,2% o IPTU de Lajeado já chegou à Câmara de Vereadores. E muitos já utilizam o alto índice para “sangrar” o Executivo, é claro.
• Em Arroio do Meio, foi aprovado o PL que altera regras do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município e permite ampliar de 30% para 35% o empréstimo consignado que o servidor pode fazer com dedução em sua folha de pagamento.
• O governo de Encantado ainda não recebeu os recursos necessários à pavimentação do acesso ao Cristo Protetor. E a inauguração está agendada para dezembro.