Salário para estudar

Editorial

Salário para estudar

Lajeado

O programa do Estado para garantir bolsa de estudos para alunos do Ensino Médio que comprovarem pelo menos 80% de presença nas aulas cria uma polêmica entre a classe de professores.

Do anúncio feito pelo governador Eduardo Leite, na tarde dessa terça-feira, até ontem, escolas registraram um aumento na procura dos estudantes para retornarem. A medida tem pontos positivos e outros questionáveis.

De um lado, pode representar uma reaproximação deste jovem do ambiente escolar, garantindo uma renda para necessidades básicas, de transporte ou alimentação. De outro, parte-se do princípio da obrigação dos menores de idade estarem na escola, conforme prevê o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Entre diferentes pontos de vista, é preciso analisar mais do que ser favorável ou contrário. Entender todo o contexto provocado pelos 16 meses de pandemia. Do impacto econômico para toda a sociedade. As famílias, seja de alunos ou professores, também foram de alguma forma atingidos.
As condições econômicas, de necessitar renda se tornou prioridade frente ao ensino em muitos lares. O problema disso está justamente na perda de vínculo com a escola. Afinal, é pelo conhecimento que se conquista melhores condições de trabalho e de futuro.

Acompanhe
nossas
redes sociais