Na edição de terça-feira, escrevi sobre a necessidade de garantir segurança aos ciclistas que driblam a insegurança na ERS-129, no trecho entre as cidades de Estrela, Colinas e Imigrante. E compartilho o relato de um leitor de Lajeado. Ele cobra a manutenção ou a reconstrução do trecho de ciclovia que se estende pela Av. Beira Rio na altura do Morro 25, até o centro da cidade. “Neste ponto, não estamos falando apenas de lazer, mas também da única forma de locomoção de muitas famílias até seus empregos, escolas e centro da cidade,”
E o leitor vai além. Segundo ele, centenas de trabalhadores que utilizam o trajeto enfrentam condições muito perigosas em função do movimento de carros, ônibus e caminhões. “A sinalização do trecho praticamente não existe. Há carros estacionados, ônibus atravessando nas paradas e, consequentemente, os ciclistas trafegam mais fora do que dentro do espaço destinado a eles.” Por fim, ele lembra que aquela ciclovia também serve de lazer a um amplo grupo de ciclistas que optam pelo passeio até Cruzeiro do Sul.
Hoje, a bem da verdade, o único trecho seguro de ciclovia na principal cidade do Vale do Taquari fica às margens do rio (foto). Aliás, uma obra realizada há mais de 20 anos…
Puxão de orelhas?
Na edição de ontem, comentei sobre a reunião da Comissão Especial de Revisão Legal da Câmara de Lajeado, que aprovou requerimento para Moção de Repúdio a Lorival Silveira (PP) pelo descumprimento do prazo de 10 dias para devolução de projetos “em vistas”. A matéria trata de convênio entre Legislativo e a Univates para estágio não remunerado. A tal moção foi derrubada em plenário. E eu pergunto: por que a pressa para este projeto, em detrimento a outros que também “repousam” nos gabinetes?
Postal assume o TCE
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) elegeu, ontem, o conselheiro Alexandre Postal como o próximo presidente da Instituição. A posse ocorrerá na primeira quinzena de dezembro. Também foram eleitos o vice-presidente, Marco Peixoto; o 2º vice, Iradir Pietroski; o corregedor-geral, Renato Azeredo; e o ouvidor, Cezar Miola. Já a 1ª e a 2ª câmaras serão presididas pelos conselheiros Estilac Xavier e Algir Lorenzon, respectivamente.
Postal já foi prefeito de Guaporé, seis vezes deputado estadual, uma vez presidente da Assembleia Legislativa do Estado e três vezes presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). “Hoje, às vésperas de completar meus 60 anos de idade, chego ao honroso cargo de presidente do Tribunal de Contas do Estado. Procurarei dar o máximo para que possamos fazer uma boa gestão”, disse o guaporense.
CyberGaeco
O Ministério Público do RS anuncia o 13º Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o “CyberGaeco”, que tem como objetivo identificar, prevenir e reprimir as atividades das organizações criminosas, de corrupção de agentes públicos e de lavagem de dinheiro cometidos na internet. O procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, cita que a prática de infrações penais em meios virtuais e de informática “é um fenômeno que tende a crescer na mesma proporção em que aumenta a dependência humana a estes meios”.
Compromisso na 7ª Multifeira
Mais de 40 profissionais do Grupo A Hora participam diretamente da cobertura da 7ª Estrela Multifeira, que começa amanhã, no Porto de Estrela. Jornal, rádio e site trabalham de forma simultânea e sincronizada para levar o conteúdo necessário aos anseios da população do Vale do Taquari. Mais uma vez, o Grupo A Hora honra o seu compromisso. E com novidades, claro. Desta vez, além da ampla e diversificada cobertura jornalística, o inovador e disruptivo Estúdio A estará presente no Salão de Inovação da feira.
• Alguns municípios já subsidiam agricultores ribeirinhos que preservam a mata ciliar dos mananciais ou nascentes. São benefícios em prol do manejo sustentável. No Vale do Taquari, o assunto “Corredor Ecológico” tem gerado muita polêmica.
• Renan Calheiros (MDB) indiciando. Isso é uma piada pronta. E de muito mau gosto.
• O “arranca-rabo” entre os vereadores Lorival Silveira (PP) e Alex Schmitt (PP) é mais um capítulo do mal-estar gerado pela presença do Partido Novo no PP de Lajeado.
• Ainda em Lajeado, a vereadora Paula Thomas (PSDB) solicita a presença de representante da CCR ViaSul para esclarecer sobre a sinalização do trevo do bairro Hidráulica, quase em frente à Havan. Segundo ela, a concessionária está executa o serviço e “não está dando a liberação para o município executá-lo”.
• Em 2020, o governo de Lajeado recolheu das ruas quatro equinos, e todos foram devolvidos aos donos. A municipalidade não possui espaço para esses animais que, muitas vezes, são vítimas de abandono ou maus tratos.
• O vereador de Lajeado, Sérgio Kniphoff (PT), solicita que o Executivo conclua a construção de banheiro na escola localizada na Aldeia Foxa.