O setor de combate a endemias da Secretaria de Saúde de Bom Retiro do Sul está promovendo palestras educativas nas escolas da rede municipal a respeito da temática do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Levando em conta que esta é a época do ano na qual o mosquito tem maior intensidade no seu ciclo de vida, é importante a adoção destas políticas de promoção a saúde e enfrentamento de agravos.
Na segunda metade do mês de outubro, a Secretaria da Saúde iniciou as ações da semana de enfrentamento ao aedes aegypti, com palestras para os alunos. As ações de educação em prevenção têm como alvo o público jovem, pois estes podem auxiliar na inspeção de suas residências, e consequentemente, contribuírem no combate aos focos de proliferação.
O setor de combate a endemias destaca que o calor, somado ao acúmulo de água, é o principal fator para o desenvolvimento do mosquito e que a população que deve fazer a sua parte vistoriando seu pátio com maior frequência, principalmente após períodos de chuva, eliminando qualquer local que possa ter água acumulada.